PEDOFILIA 28/06/2014 - 1
Esta é a primeira vez que o Vaticano expulsa do sacerdócio um de seus embaixadores julgado por pedofilia em virtude das emendas no código penal da Igreja implementadas no ano passado. O papa Francisco convocou em agosto Wesolowski para responder pelas acusações contra ele.Segundo o texto, depois do julgamento canônico, Wesolowski, cidadão vaticano, terá de se submeter a um julgamento penal na justiça vaticana, que poderá condená-lo à prisão. Esse será o primeiro julgamento por abusos sexuais no Vaticano.A expulsão acontece seis meses depois de o Comitê sobre os Direitos da Criança da ONU ter apresentado o caso Wesolowski como exemplo da falta de iniciativa do Vaticano para resolver os episódios em que padres abusam de menores.
Nesta semana, as redes sociais pegaram fogo com as imagens do clérigo polonês passeando por Roma e frequentando restaurantes. Há uma década a Igreja Católica enfrenta inúmeros escândalos de abusos sexuais contra menores por parte de seus religiosos em várias partes do mundo.
Em janeiro, a ONU criticou duramente a Igreja por não castigar com a devida contundência a pedofilia e, inclusive, acobertar os casos.
Wesolowski foi ordenado em 1972 pelo arcebispo de Cracóvia, o cardeal Karol Wojtyla, que posteriormente foi proclamado papa João Paulo II. O sucessor, Francisco, promete tolerância zero. (das agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS