Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CENTRO DE REFERÊNCIA SOBRE DROGAS DO CEARÁ


Centro de Referência Sobre Drogas do Ceará é inaugurado.
A unidade oferece atendimento e apoio a dependentes químicos, usuários e familiares. Conheça: http://bit.ly/1wSOTZI

(Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

“Droga é um vício permanente e deve ser combatido como doença”. A frase foi dita ontem pelo governador Cid Gomes (Pros)durante a inauguração do primeiro Centro de Referência Sobre Drogas (CRSD) do Ceará. Com 606 vagas disponíveis para atendimento de usuários e dependentes químicos que estão em unidades terapêuticas, o centro foi criado por meio de parceria entre a Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas (AESPD) e a Secretaria da Saúde (Sesa).
Socorro França, titular da AESPD, concorda com o posicionamento expressado pelo governador e diz que a dependência química é “uma doença progressiva e incurável, mas recuperável”. Até o fim do ano, a previsão da AESPD é de que o número de vagas ofertadas chegue a mil.
O centro é uma unidade ambulatorial para apoio e orientação sobre drogas. Não haverá internação no local. As vagas para as quais serão encaminhados os que buscam atendimento estão distribuídas nas 22 comunidades terapêuticas conveniadas pelo Governo (veja abaixo quais são). O espaço deve abrigar núcleos de prevenção e capacitação, central de atendimento para tira-dúvidas, auditórios e salas para uso e fortalecimento de iniciativas no combate à dependência de substâncias psicoativas.
Representando o Governo Federal durante a inauguração, o diretor de Planejamento e Avaliação da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), Silvio Cury, destacou a importância da intersetorialidade de políticas públicas na prevenção e no cuidado com o usuário de drogas, dependente químico ou com os familiares. “A inauguração deste centro é o exemplo dessa política”, elogiou.
Duas unidades móveis e um carro de apoio do Centro de Referência devem percorrer municípios do interior do Ceará para orientações à população sobre os procedimentos e a rede de atenção aos usuários e dependentes químicos. Além disso, as unidades podem encaminhar interessados para assistência clínica e psicossocial.

As escolas estaduais de ensino profissional foram destacadas, pelo governador Cid Gomes e pela assessora Socorro França, como referência no eixo preventivo do uso de drogas. Na oportunidade, foi homenageada a vice-governadora eleita Izolda Cela (Pros), ex-titular da Secretaria da Educação (Seduc), que representou o governador eleito, Camilo Santana (PT), na inauguração.
Socorro França contou ainda que, certo dia, policiais civis lhe disseram que se viam em situações difíceis quando deparavam com casos de crimes em que estavam envolvidos usuários de drogas. “(Eles diziam) ‘doutora, a gente não sabe o que fazer, se leva para a delegacia, para a cadeia’.” Ao que, de acordo com o relato, ela respondeu: “Pois agora nós temos o Centro de Referência, viu?”.

Centro de Referência sobre Drogas

Para atendimento, entrar em contato pelo número
0800 275 1475
Durante o discurso, o governador Cid Gomes disse que a Prefeitura de Fortaleza pretende criar escolas de tempo integral do 6º ao 9º ano.
De acordo com dados da Assessoria Especial de Políticas Públicas Sobre Drogas (AESPD), das 606 vagas ofertadas pelo Centro de Referência, 584 são para adultos, entre homens e mulheres.
Familiares de usuários e dependentes químicos também contarão com auxílio psicossocial no Centro de Referência.

A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) cedeu o espaço da antiga escola de ensino fundamental e médio Juvenal Galeno para a criação do Centro de Referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS