70 A 80 PACIENTES NA FILA DE ESPERA 26/05/2015
HGF realiza 20 neurocirurgias por semana e tem dificuldades
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realiza cerca de 30 cirurgias eletivas por dia em diversas áreas. Entre elas, estão as neurocirurgias. Os procedimentos ocorrem para solucionar tumores cerebrais, má-formação vascular e lesões de colunas e outras patologias. Em 2009, eram realizadas quatro neurocirurgias por semana, em média; hoje o número chega a 20.A equipe médica do setor se divide em atendimentos de emergência e procedimentos eletivos (programados). Para isso, os profissionais contam com equipamentos tecnológicos, que garantem diagnóstico por imagem e procedimentos de alta precisão, como um microscópio alemão usado em casos de aneurisma e tumores cerebrais.
Conforme Sérgio Pessoa, diretor-médico do hospital, para suprir a alta demanda, o número de leitos aumentou, mas os equipamentos não tiveram mudanças. “Continuamos com um único tomógrafo e um aparelho de ressonância magnética”, diz. A lotação é um dos desafios. “Vivemos eternamente no estado de sobrecarga. Hoje, variamos entre 70 a 80 doentes esperando por cirurgia. Só isso já seria outro setor neurocirúrgico”.
Para Pessoa, uma alternativa seria aumentar a capacidade para neurocirurgias dos hospitais regionais de Sobral e Juazeiro do Norte. A opinião é compartilhada por Jaime Benevides, presidente da Associação dos Médicos do HGF. “Se os pacientes das regiões Norte e Sul do Estado continuam vindo buscar atendimento na Capital, não se resolveu o problema, apenas se construiu uma bela estrutura que não funciona”, critica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS