As primeiras Unidades Integradas de Segurança (Unisegs), que integram projeto de reestruturação do Ronda do Quarteirão, começam a funcionar em julho. Para isso, 155 agentes estão em treinamento. Eles atuarão com policiamento comunitário, atendimento de ocorrências e acolhimento social. Vicente Pinzón, São Miguel, Genibaú, Praia de Iracema e Bom Jardim são as cinco primeiras áreas de Fortaleza a receber as Unisegs. O objetivo, segundo o tenente-coronel Fernando Albano, comandante de polícia comunitária, é expandir a iniciativa para toda a Cidade até outubro de 2016. No total, serão 25 Unisegs com uma companhia do Ronda e uma delegacia 24 horas.
As informações foram repassadas ontem durante cerimônia pelos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. No evento, o governador Camilo Santana (PT) sancionou a lei de promoções da PM.
O efetivo - que está recebendo treinamento em mediação de conflitos, direitos humanos e mobilização social - é proveniente do Ronda do Quarteirão. A partir de julho, a iniciativa passará a ser identificada apenas como Ronda e, até o fim do ano, todos os 3.893 agentes deverão ter capacitação nos novos moldes.
O secretário da Segurança Pública, Delci Teixeira, ressaltou que, além do efetivo humano, o alocamento de armamentos, viaturas e equipamentos deve passar por reformulação. Cada nova companhia do Ronda terá seis viaturas. (Isabel Costa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS