Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de julho de 2015

WINDOWS 10 PODERÁ QUEBRAR A INTERNET


Especialistas acreditam que lançamento do Windows 10 pode ‘quebrar a internet’
A previsão é de que a velocidade dos downloads em toda a web fique mais lenta nos próximos dias
POR O GLOBO
29/07/2015 11:09 / ATUALIZADO 29/07/2015 13:45

Ao lado de painel do Windows 10 em Seoul, homem checa o celular: enorme fluxo de downloads do novo sistema pode prejudicar internautas - JUNG YEON-JE / AFP
RIO - Especialistas em tráfego na web estão com medo de que o lançamento do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, nesta quarta-feira, “quebre a internet”. E os efeitos seriam mais devastadores do que os causados pela foto de Kim Kardashian na revista “Paper”. Espera-se que a velocidade dos downloads fique muito mais lenta dentro dos próximos dias.
Novo sistema operacional, Windows 10 coloca Microsoft em uma ‘nova era’, diz CEO
Microsoft lança o ‘último Windows’

“O Windows 10 será facilmente o maior dia/semana de tráfego na história da internet”, disse Dan Rayburn, um analista da empresa americana de consultoria Frost & Sullivan, em um artigo publicado no site StreamingMediaBlog.com.

Para tentar contornar o problema do grande fluxo de downloads, a Microsoft vai liberar a atualização aos poucos para seus usuários durante as próximas semanas. Os primeiros a receberem a novidade serão os participantes do programa Windows Insider. Mesmo com as medidas para conter o congestionamento, Rayburn se preocupa com o cenário.

“A não ser que o Windows 10 seja um fracasso completo e as pessoas não atualizem o sistema tão rápido quanto a Microsoft espera, o Windows 10 vai criar alguns estragos sérios com relação à experiência do usuário (...) Esperem encontrar demora nos downloads de dias, não de horas, especialmente se algum outro proprietário de conteúdo tiver um tráfego maior do que o esperado ao mesmo tempo (...) A qualidade do serviço de downloads pode deteriorar-se muito rapidamente e continuar a ser ruim por dias ou por mais tempo”,

O analista diz ter conversado com “inúmeras fontes” que também confirmaram o perigo do grande fluxo de donwloads nesta quarta-feira. De acordo com as fontes de Rayburn, a gigante tecnológica reservou um tráfego de 40 Tbps (terabytes por segundo) para enviar os arquivos de instalação e atualização do Windows 10 a mais de 190 países, pelas chamadas redes de distribuição de conteúdo (CDN, na sigla original). A CDN da empresa vai cuidar de boa parte dos downloads, mas especialistas temem que ela não dê conta de toda a demanda.

Às 14h desta terça-feira, véspera do lançamento do novo sistema operacional, cerca de um quarto desse valor — um fluxo de 10 Tbps — já estava sendo utilizado. Para efeitos de comparação, o lançamento do iOS 8, da Apple, no ano passado, mobilizou cerca de 3 Tbps e outros grandes eventos promovidos pela companhia já chegaram a utilizar 8 Tbps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS