RIO - Um grupo de cinco estudantes do Arizona, que em 2013 lançou uma câmera GoPro para a alta atmosfera por meio de um balão, reencontrou o dispositivo 2 anos após o lançamento e repleto de belas imagens da região do Grand Canyon.
VEJA TAMBÉM
GoPro está pronta para aceitar pedidos de sua montagem radial de câmeras para vídeos 360°
Gaivota 'rouba' câmera GoPro de turista, faz imagens aéreas e ainda 'tira' selfie
GoPro lança câmera HERO4 Session, a menor, mais leve e mais prática GoPro já lançada
De acordo com o “SlashGear”, os estudantes infelizmente perderam o controle da câmera logo após sua descida de retorno ao solo. Mas por sorte, recuperaram a câmera em bom estado, já que as imagens que ela tinha armazenado proporcionam um belo espetáculo.
A SAGA
Após quatro meses de preparação, os estudantes Bryan Chan, Ved Chirayath, Ashish Goel, Paul Tarantino e Tyler Reid lançaram em junho de 2013 de um local perto de Tuba City, no Arizona, a GoPro ligada a um balão meteorológico para tirar algumas fotos do Arizona a partir do alto. O balão foi lançado de um ponto a cerca de 32,2km do Grand Canyon. A câmera alcançou a altitude máxima de 30,1km, em um voo que teve 1h38m de duração.
O chassis do equipamento foi construído com uma impressora 3D e continha um GoPro Hero3, uma Camcorder Sony e um smartphone Samsung Galaxy Note II. A GoPro e a camcorder gravavam vídeo, e o celular tirava fotos.
O Note II, dotado de GPS, foi usado também para rastrear a localização da GoPro. Eles projetaram que a GoPro pousaria em uma área específica com cobertura celular para que eles pudessem usar o smartphone — que permaneceria ligado o tempo todo — para localizar e recuperar a engenhoca.
No entanto, o mapa de cobertura da AT&T que eles utilizaram para o seu modelo era impreciso e o balão pousou cerca de 80,47km longe do local esperado. Naquela época, eles consideraram uma causa perdida recuperar a aparelhagem.
REVIRAVOLTA DO DESTINO
Ironicamente, a câmera foi encontrada dois anos mais tarde por uma funcionária da AT&T, que estava caminhando perto de onde a GoPro aterrissou. Ela foi a uma loja da companhia e os colegas identificaram o usuário garças ao cartão SIM. E assim ela devolveu a GoPro aos seus donos, que depois produziram este filme:
Atualmente existem equipamentos mais sofisticados disponíveis no mercado que garantiriam que a GoPro fosse facilmente localizada e recuperada. Mas 2 anos atrás tais recursos não estavam disponíveis a preços acessíveis a cinco estudantes, que estavam simplesmente tentando fazer um projeto divertido.
A história teve, assim, um final feliz, mesmo com dois anos de atraso. Mais detalhes no “Reddit”.
Hoje, a linha de câmeras de ação GoPro tem sido combinada com drones, produzindo uma enorme biblioteca de fotos e vídeos que teria sido de outra forma impossível de obter usando equipamentos comerciais convencionais. Mas quando os alunos usaram a câmera em um balão meteorológico, conseguiram imagens ainda mais dramáticas.POR O GLOBO
14/09/2015 10:18 / ATUALIZADO 14/09/2015 10:58
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS