Em Sobral, no Norte do Ceará, vereadores aprovam projeto que garante a Guarda Municipal de Sobral fazendo a segurança particular de ex-prefeitos e interinos.
Segundo a Lei, só o prefeito pode autorizar o serviço que na prática já existe há anos.
O projeto foi aprovado numa sessão tumultuada na noite dessa última segunda-feira 14 de agosto de 2017
Dois meses depois do escândalo do crime ambiental, guardas municipais de Sobral foram flagrados fazendo a segurança particular do sítio do ex-prefeito Cid Gomes, no município de Meruoca.
O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual, mas o atual prefeito Ivo Ferreira Gomes, decidiu proteger seu irmão e mandou mensagem para a Câmara Municipal aprovar o serviço ilegal, maquiado dentro do plano de cargo e carreira da corporação.
Os nomes mais citados pelos manifestantes foram dos vereadores Romário, Compadre Bonê e do vereador Zezão. Esse último que já foi prefeito interino, teve que se abster a pedido do vereador Júnior Balrreira que alertou a bancada do interesse de Zezão pela aprovação da nova Lei.
Na tentativa de manter a votação, o presidente da Câmara, vereador Paulo Vasconcelos, eleito por fiéis da Renovação Carismática, pediu reforço policial e exigiu que um dos manifestantes fosse expulso com sua pequena caixa de som portátil, não sendo consumado tal ato
.
A sessão foi suspensa por cerca de 40 minutos quando o presidente da casa retomou a votação ameaçando mandar expulsar todo os manifestantes presentes que desrespeitassem a ordem regimental.

A matéria foi aprovada com 11 votos a favor e e 07 contrários a alteração na Lei 818/2017.
Ao todo são 10 os ex-prefeitos eleitos e interinos de Sobral que agora passam a ter o direito de pelo menos quatro guardas municipais fazendo a segurança pessoal e patrimonial.
Dentre eles estão: ex-vereadores Hermenegildo S. Neto, José Itamar Ribeiro da Silva, João Alberto A. Júnior, ex-prefeitos: Aldenor Façanha Júnior, Veveu, Cid Ferreira Gomes, vereador Zezão e o Juiz de Direito Auro Lemos Peixoto, atualmente morando em Fortaleza. Serão cerca de 40 agentes fora das ruas, com um salário médio que chega a quase 4 mil reais em alguns casos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS