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quinta-feira, 5 de novembro de 2020

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E A PANDEMIA

  Caixa está tratando os idosos por uma régua tratada por ela mesma como a verdadeira. Uma pessoa idosa chega, diz que é idosa e o que quer. Aí recebe uma senha.A senha sequer aparece no monitor onde estão outras senhas. A pessoa idosa, de risco para a doença pandêmica, fica mais de uma hora numa espera infinda até que desiste, por medo da aglomeração de uma agência e vai embora. E mais: é comum ver pessoa com enormes dificuldades de mobilidade sendo tratada de maneira absolutamente comum, como eu vi na agência da avenida Barão de Studart, ontem, por volta de 11 da manhã ao meio dia. Um desrespeito que põe em risco a saúde de gente de alto risco para a pandemia.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre, texto que diz "CAIXA"
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quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Supremo pode impor ideologia única nas escolas e retirar direitos sobre filhos

 Supremo Tribunal Federal decidirá, no próximo dia 11 de novembro, se a Educação brasileira será regida por uma única ideologia em matéria de comportamento. Se a decisão for tomada neste sentido, os pais poderão perder direitos sobre seus filhos. Trata-se da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5668, proposta pelo PSOL, que pretende obrigar as escolas de todo o país a adotarem os princípios de que as pessoas não nascem homens ou mulheres, mas escolhem o sexo depois, a Ideologia de Gênero.

Financiada por entidades internacionais como a Ford Foundation e o bilionário George Soros, a ideologia já foi amplamente rejeitada pela população. Em 2014, a ideologia foi retirada do Plano Nacional de Educação através de deputados após intensa conscientização. Já em 2015, foi a vez dos vereadores e deputados serem conscientizados pela população, que compareceu em peso às casas legislativas contra a doutrinação ideológica de seus filhos. Vencidos no legislativo, os extremistas LGBT decidiram apelar às esferas superiores, onde não há possibilidade de discussão com a sociedade.Com dinheiro vindo de fora do país, extremistas do gênero recebem formação e dispõe de ONGs para exercer pressão sobre autoridades e ampliar seu poder na sociedade, o que fazem com a ajuda da mídia televisiva e de todo o país.

A resistência possível

A notícia de que o STF decidiria sobre isso alarmou famílias em todo o Brasil diante da possibilidade de perder direitos sobre seus filhos, em um ambiente escolar já cada vez mais dominado por ativistas radicais vindos das universidades. Pais de famílias, cristãos e conservadores vêm apostando em uma possível forma de reação à tentativa de ampliar a perseguição às famílias: trata-se do PL 4754/2016, que tipifica a usurpação de competência do poder legislativo por parte dos ministros do STF como crime de responsabilidade passível de Impeachment. Pais e mães de todo o país vem telefonando e mandando e-mails para deputados e senadores pedindo que pautem o projeto que pode ser uma esperança para milhares de famílias que desejam manter o poder de tomar decisões sobre a educação de seus filhos.

Caso seja decidido pela obrigatoriedade de adesão à ideologia, escolas de todo o Brasil terão poderão ensinar aos alunos todas as formas de sexualidade existentes, sem que pais ou familiares possam interferir no processo de educação sexual mantido pelos educadores. Além disso, a educação passa a ser prerrogativa do Estado apenas e não uma responsabilidade da família, como prevê a Constituição Federal.

A possível decisão do STF pode ameaçar tratados internacionais de direitos humanos assinados pelo Brasil, como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), de 22 de novembro de 1969, que prevê, em seu Artigo 12, que “os pais, e quando for o caso os tutores, têm direito a que seus filhos ou pupilos recebam a educação religiosa e moral que esteja acorde com suas próprias convicções.

COVIDÃO mandados de busca e apreensão em domicílios de investigados em Fortaleza, São Paulo e Pelotas (RS).

 A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou a operação “Cartão Vermelho”, na manhã desta terça-feira (3). São cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em domicílios de investigados em Fortaleza, São Paulo e Pelotas (RS).

A operação decorre de inquérito policial instaurado em junho de 2020 para apurar crimes de corrupção, malversação/desvio de recursos públicos federais e fraude em procedimento de dispensa de licitação no contexto do enfrentamento ao coronavírus; em Fortaleza, em específico no Hospital de Campanha montado no Estádio Presidente Vargas.
A Polícia Federal apontou indícios de atuação criminosa de servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, gestores e integrantes da comissão de acompanhamento e avaliação do contrato de gestão, dirigentes de organização social paulista contratada para gestão do hospital de campanha e empresários.
A investigação demonstrou indícios de fraude na escolha da empresa contratada em dispensa de licitação; compra de equipamentos de empresa de fachada; má gestão e fiscalização da aplicação dos recursos públicos no hospital de campanha e sobrepreço nos equipamentos adquiridos, comparando-se com outras aquisições nacionais sob mesmas condições no contexto de crise pandemia.
A investigação policial aponta prejuízos aos cofres públicos superiores a R$ 7 milhões, tendo sido autorizado pela Justiça Federal o bloqueio desses valores em contas das pessoas jurídicas investigadas. As investigações continuam com análise do material apreendido na operação policial e do fluxo financeiro dos suspeitos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, ordenação de despesa não autorizada por Lei e organização criminosa, e, se condenados poderão cumprir penas de até 33 anos de reclusão.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, texto que diz "JJ° POLÍCIA EDERAL CG Operação: PF apura desvios no combate da Covid-19 em Fortaleza, São Paulo e Pelotas"

Filha de Tom Veiga desabafa sobre morte do pai, que faleceu no dia do seu aniversário de 15 anos A menina escreveu relatos sobre a morte do pai no Twitter. Alissa Veiga perdeu Tom no dia que completou 15 anos

 


09:36 | 04/11/2020
Alissa completou 15 anos no último 1° de novembro, dia da morte do pai (Foto: Reprodução/Instagram)
Alissa completou 15 anos no último 1° de novembro, dia da morte do pai (Foto: Reprodução/Instagram)

No dia do seu aniversário de 15 anos, Alissa Veiga, filha do Tom Veiga, intérprete do Louro José que faleceu no último domingo, 1°, perdeu o pai. No Twitter, quando a conta ainda era aberta, foi possível ver o desabafo da menina sobre o momento: “Tô sem rumo. Sem dúvidas, o pior dia da minha vida”. Alissa recebeu o apoio de alguns amigos.

Além da situação difícil de perder o pai, Tom faleceu no mesmo dia que a jovem completava 15 anos. “Eu só queria ter recebido um feliz aniversário dele”, publicou na web. “Eu não sei o que eu faço, é uma dor inexplicável”, completou. As informações são da Isto É e A Crítica.com.

Alissa é filha do ator com Alessandra Veiga, com quem foi casado por 14 anos. Eles se separaram em 2018. Os dois também são pais de Adrian. Tom tinha mais dois filhos, Amanda e Diego, de um relacionamento anterior à Alessandra.

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Tom foi encontrado morto no fim da tarde de domingo, 1°, em sua residência na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele era ator e foi intérprete do personagem Louro José por mais de 20 anos.

O corpo de Tom será enterrado nesta quarta-feira, 4, em São Paulo.


Senado aprova autonomia do Banco Central. Entenda as mudanças em cinco pontos Diretoria e presidente da autarquia teriam mandatos fixos e não coincidentes com o do presidente da República. Proposta segue agora para a Câmara

 

Gabriel Shinohara e Julia Lindner

Projeto ainda deve ser apreciado pelos deputados Foto: Jorge William / Agência O Globo
Projeto ainda deve ser apreciado pelos deputados Foto: Jorge William / Agência O Globo

14º Salário do INSS em 2020: O que fala o Projeto de Lei de nº. 3657/2020

INSSComo explicação da ementa do Projeto de Lei de nº. 3657/2020, foi disposto que ele Dobra, em 2020, o abono anual dos segurados e dependentes do RGPS, instituindo, na prática, um 14º salário em favor dos que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.”

Isso em razão da Ideia Legislativa nº 136.304, apresentada por Sandro Gonçalves, advogado tributário do estado de São Paulo, sob o título de “Institui o décimo quarto salário emergencial aos aposentados durante a pandemia”.

Essa importante ideia alcançou 43.303 assinaturas, no período entre 1º a 7 de junho de 2020. Com certeza, seu alcance se dá em virtude das inúmeras consequências geradas pela crise econômica e sanitária provocada pela Covid-19.

A criação dessa gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro de 2020 aos aposentados e pensionistas do INSS tem motivação pelo fato de que eles não terão qualquer benefício adicional no mês de dezembro, devido ao adiantamento do 13º para socorrer-se na etapa inicial da pandemia.

Como se não bastasse, é indiscutível que em decorrência da epidemia do coronavírus (covid19), essas pessoas ficarão desassistidas no mês de dezembro do ano de 2020, também porque terão utilizado o adiantamento da gratificação natalina previdenciária para quitar as suas necessidades, que obviamente foram aumentadas diante do momento em que estamos vivendo.

Dessa forma, o 14º emergencial visa socorrer os beneficiários do INSS, sendo que muitos fazem parte do grupo de risco, e injetará recursos na economia, movimentando o comércio no mês de janeiro de 2021.

Certamente, podemos vislumbrar o caráter humanitário da medida proposta, o que visa gerar amparo para categorias vulneráveis da nossa sociedade. Além disso, é importante ter a consciência de que esse dinheiro destinado aos segurados e dependentes retornará muito rápido para o comércio em geral, fato que possibilitará o aquecimento na economia nacional já no início do ano de 2021, podendo assim alavancar outros setores da economia.

Diante de tudo isso e considerando também que os beneficiários do INSS são, na maioria das vezes, responsáveis pelo sustento de toda a família, é que aguardamos ansiosamente pelo desfecho favorável do projeto.

ELEIÇÕES 2020 PESQUISA IBOPE EM FORTALEZA





2º turno: Wagner e Luizianne empatam; Sarto venceria ambos
Escrito por Wagner Mendes, 00:45 / 04 de Novembro de 2020. Atualizado às 08:27 / 04 de Novembro de 2020
O Ibope simulou o primeiro cenário de segundo turno entre as três candidaturas mais competitivas na Capital. Os índices de rejeição podem fazer a diferença no confronto direto na segunda parte da disputa municipal

Legenda: Pesquisa Ibope indica cenário ainda em aberto para a votação do próximo dia 15 de novembro
Foto: Fabiane de Paula






As primeiras simulações de segundo turno no levantamento feito pelo Ibope na disputa pela Prefeitura de Fortaleza mostram que o candidato do PDT, Sarto Nogueira (PDT), venceria os confrontos em todos os cenários. Contra o candidato Capitão Wagner (Pros), o deputado estadual teria 46% das intenções de voto contra 36% do deputado federal. Já contra a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) a diferença é maior: 46% contra 33%. 



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O instituto também fez simulação de um segundo turno entre Wagner e Luizianne. De acordo com o levantamento, os dois adversários empatam numericamente em 41% das intenções de voto. O Ibope confrontou os três candidatos que estavam mais bem posicionados na primeira pesquisa do dia 14 de outubro. 

O instituto ouviu 805 eleitores entre domingo (1º) e ontem (3). O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isto quer dizer que a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral é de 95%, considerando a margem de erro, de três pontos para mais ou para menos. 

Luizianne e Wagner continuam liderando os índices de rejeição. São 38% e 36%, respectivamente. O candidato governista aparece com 15%. Para o segundo turno, o percentual pode ser decisivo para a definição da disputa eleitoral.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Sony reduz preço do PlayStation 5 após corte no IPI sobre videogames.Desconto também vale para quem já realizou a compra na pré-venda.

 



O PlayStation 5 chega às lojas no dia 19 de novembro Foto: Divulgação
O PlayStation 5 chega às lojas no dia 19 de novembro Foto: Divulgação

RIO – Seguindo os passos da rival Microsoft, a Sony anunciou nesta terça-feira a redução nos preços do PlayStation 5. A medida se deve à redução na alíquota no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre consoles de videogames, que caiu de 40% para 30%.

Em comunicado, a empresa informou que o PS5 edição digital tem preço sugerido de R$ 4.199, contra R$ 4.499 antes do corte do IPI. A versão mais robusta, com leitor Blu-ray sai por R$ 4.699, ante R$ 4.999.

A Sony também cortou os preços do controle sem fio DualSense, que agora custa R$ 469, desconto de R$ 30, o mesmo corte aplicado à câmera HD, que passou de R$ 449 para R$ 419.

O PS5 está no período de pré-venda, com chegada às lojas prevista para o próximo dia 19.

“A redução de preço sugerido entra em vigor imediatamente e também abrangerá aqueles que já compraram na pré-venda”, afirmou a Sony, no comunicado. “Caso você tenha comprado na pré-venda, não se preocupe: o varejista enviará informações diretamente nos próximos dias”.

Pelo decreto, a alíquota do IPI sobre “consoles e máquinas de jogos” foi reduzida de 40% para 30%. Sobre “partes e acessórios dos consoles” foi cortada de 32% para 22%. E para “máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes”, de 16% para 6%.

Este foi o segundo corte no IPI dos videogames do governo Bolsonaro. Em agosto do ano passado, as alíquotas sobre os consoles caíram de 50% para 40%; nos acessórios de 40% para 32%; e nos portáteis, de 20% para 16%. Na ocasião, a Sony decidiu reduzir o preço do PlayStation 4, de R$ 2.599 para R$ 2.399.

Tramita no Congresso uma proposta de emenda à Constituição que institui a imunidade tributária sobre consoles e jogos de videogame produzidos no Brasil. O texto já foi aprovado em comissões e aguarda votação no plenário do Senado.

CNJ avalia investigar juiz que aceitou tese de 'estupro culposo' Empresário foi inocentado ao ser considerado um abuso sexual praticado sem intenção. Magistrado não interveio quando defesa humilhou a vítima

 Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai analisar um pedido de investigação contra o juiz que inocentou um empresário ao aceitar a tese de "estupro culposo", um crime não previsto em lei, mas que significaria um abuso sexual praticado sem a intenção. A decisão polêmica partiu do juiz Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis, responsável pelo caso.


José Oswaldo Frota conhecido como Osvaldo Bijouterias foi morto por uma descarga elétrica hoje dia 03 de novembro de 2020. Seu corpo está sendo velado no salão da funeraria Aliança São Francisco nas imediações da CREDE 06 Colinas da Boa Vista

Osvaldo Bijuteria. Situada Rua Domingos Olímpio , 529 no bairro Centro cidade de Sobral, CE
Nosso telefone: (88) 3613-1822

Enem 2020: como alcançar a nota 1.000 na redação em 11 passos

A redação é avaliada a partir de cinco diferentes critérios objetivos e pode ser decisiva no resultado final dos candidatos.
Valendo, sozinha, 1.000 pontos, a redação desempenha um importante papel na composição da nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
Por isso mesmo, ela se transformou em um verdadeiro desafio aos candidatos que almejam ingressar em uma universidade pública ou ter acesso a financiamento e apoio estudantil. 
A cada edição, o Enem exige que o aluno aborde um tema específico na redação, atendendo ao tipo textual dissertativo-argumentativo, no qual se deve defender um ponto de vista com argumentos. Para isso, são apresentados os chamados textos motivadores, que trazem dados e informações referentes à proposta. 
Em 2019, por exemplo, o tema da redação foi "A democratização do acesso ao cinema no Brasil", para a qual foram disponibilizados quatro textos motivadores. 

Mas quais seriam os passos a seguir para alcançar a pontuação máxima, a tão sonhada nota 1.000? Confira dicas de professores, com experiência na área, consultados pelo Educalab.
As provas impressas do Enem 2020 serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro
1) Conhecer os critérios de avaliação 

Antes de mais nada, é importante que o aluno esteja ciente que a redação do Enem - independente do tema em questão - exige cinco competências distintas, para as quais podem ser atribuídos até 200 pontos. Neste ano, devido às dificuldades impostas a alunos e professores pela pandemia da Covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, de forma inédita, as apostilas de capacitação dos corretores de redação. O material elaborado para a edição de 2019 era, até então, sigiloso e restrito aos corretores. Nele, estão detalhados todos os critérios levados em conta na correção das redações. 
2) Dominar a escrita formal 

Já ciente que há cinco competências exigidas, o candidato deve estar apto a atendê-las. A chamada Competência 1 diz respeito ao domínio da escrita formal da língua portuguesa. Por isso, é indispensável que o aluno saiba pontuar o texto, colocando vírgulas, hifens e crases, por exemplo, nos lugares corretos. Regência, concordância e emprego de pronomes são outros detalhes exigidos na prova. Nesta fase, o corretor ainda avalia a fluidez da leitura, a partir da construção sintática. 
3) Frequentar laboratório de redação 

Para exercitar a escrita e tirar dúvidas não sanadas durante as aulas, é importante que o candidato frequente um laboratório de redação. "Essa [Competência 1] é a parte que ele [aluno] vê mais no laboratório de redação, com o professor corretor do lado. É o que a gente chama de microestrutura, é o microtexto. Então, o aluno que exercita, que tem o hábito de ir ao laboratório para produzir uma, duas redações por semana, tem mais segurança na competência um porque o professor trabalha isso menos em sala", avalia o professor de redação, João Filho. Essa é a oportunidade que o aluno tem para “utilizar os temas anteriores do Enem para praticar, além de buscar alguns possíveis temas de atualidade”, indica o professor de redação, Bruno Carvalho. 
4) Reler redações corrigidas 

Além de frequentar o laboratório de redação para treinar a escrita, o aluno não pode esquecer de reler os textos redigidos por ele e que já foram corrigidos pelo professor. Assim, a chance de reincidir nos mesmos erros é menor. 
5) Compreender a proposta da redação 

Na Competência 2, o Inep estabelece que o aluno deve “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”. “O correto é o candidato buscar fazer a leitura adequada do tema e dos textos motivadores, que darão um direcionamento, vão ajudá-lo. Feita essa leitura, é pensar: ‘por que estão me cobrando esse tema? Qual a relevância dele para a sociedade brasileira? Qual o meu ponto de vista?’. Quando você começa a pensar, o texto vai sendo automaticamente realizado na sua cabeça”, sugere o consultor de língua portuguesa e redação oficial, professor Marcelo Braga. “Não adianta encher o texto de informações, elas possuem uma dependência, uma depende da outra”, complementa. Quando o aluno não entende a proposta da redação, aumentam as chances de ele fugir do tema. No entanto, a fuga do tema ou a construção de textos com até sete linhas são critérios para zerar a redação. 
6) Atender ao tipo textual dissertativo-argumentativo 

O candidato do Enem deve saber desenvolver o tema da redação no estilo dissertativo-argumentativo, apresentando fato, opinião e argumento. No primeiro parágrafo, o estudante seleciona um fato da proposta e emite um parecer, um juízo sobre o mesmo. Em seguida, ele deve apresentar a defesa de tal tese. “O que importa não é opinião sobre o fato, mas quais argumentos ele [estudante] vai dar pra defender a sua opinião”, endossa João Filho. 
7) Selecionar e organizar as informações

A Competência 3 diz respeito ao aluno saber “selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”. Isso inclui evitar contradições ou informações, fatos e opiniões sem desenvolvimento ou com desenvolvimento de apenas uma informação, fato ou opinião. “Se eu estou defendendo um ponto de vista, posso ter a certeza que o leitor pode não se convencer do que estou dizendo. Então, nesse momento, há necessidade de apresentar argumentações, que podem ser uma exemplificação, dados estatísticos, analogias, pode ter uma relação lógica de causa e efeito, ou uma citação de um estudioso da área”, aponta o professor Marcelo Braga. Um texto sem seleção, hierarquização de ideias, organização e interpretação, dificulta o entendimento do texto. Consequentemente, o autor da tese não consegue cumprir com a proposta do texto dissertativo-argumentativo, que é guiar o leitor até o seu ponto de vista e convencê-lo de que seu ponto de vista sobre aquele tema é o melhor. 
8) Ter repertório sociocultural 

Para interpretar corretamente as informações e se destacar na construção de uma argumentação, o candidato deve ter um bom repertório sociocultural. Assim, poderá cruzar conhecimentos de outras áreas e se deslocar, o máximo possível, dos textos motivadores. Ou mesmo dos textos contidos em questões da prova de Linguagem, por exemplo. Portanto, segundo João Filho, quanto mais autoral o texto da redação se revelar para o corretor, melhor. “Quando sei que o aluno não tem muito repertório? Quando o texto dele está praticamente parafraseando os textos motivadores ou até, descaradamente, copiando. Ele tem que usar o repertório dele. Como vejo isso? Quando ele cita um filósofo, um argumento de autoridade, quando fala de um livro, cita um filme, uma série da Netflix ou até um livro da cultura pop. Ou seja, é um conhecimento sabidamente dele”. 
9) Atualizar e enriquecer o repertório 

Para aplicar o repertório sociocultural com propriedade, o candidato do Enem deve ampliá-lo tanto quanto possível. Até o dia da prova, é importante ficar atento ao noticiário para ter a capacidade de contextualizar temas, de forma atualizada, seja em âmbito local ou global. “Não posso falar de meio ambiente, citando apenas as queimadas no Pantanal. Alunos que têm a capacidade de pensar de maneira mais ampla, costumam se dar bem nessa competência porque demonstram mais repertório”, corrobora João Filho. 
10) Construir a argumentação com coesão

Como o estudante tem um espaço relativamente curto (30 linhas) para dissertar sobre um tema de relevo social, ele deve ter a capacidade de demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. É o que determina a Competência 4. Sendo assim, se torna essencial o uso de elementos linguísticos de coesão, que vão encadear ideias e fazer o texto avançar na formulação de argumentos. "A Competência 4 são os mecanismos linguísticos de coesão textual, ou seja, é a macroestrutura gramatical, as conexões oracionais. É começar o primeiro parágrafo do desenvolvimento, dizendo: inicialmente vírgula. Lá no segundo, posteriormente vírgula. Em seguida, de um lado tem isso, de outro tem isso", ilustra o professor João Filho. Como forma de evitar a construção de períodos longos, e consequentemente, fazer uso exagerado do "que" e do gerúndio, soma Bruno Carvalho, é importante focar na "construção de parágrafos com períodos e frases curtas. Assim, o candidato terá a oportunidade de incluir um conectivo entre eles".
11) Elaborar proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos

Diferente das provas de produção de texto dissertativo-argumentativo de outros exames, o Enem exige na Competência 5 a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos, em consonância com o que prevê a Constituição Federal de 1988. Ou seja, o candidato deve apresentar uma solução para enfrentar minimamente o problema, a partir da qual ele demonstre algum preparo para exercer a cidadania. "A Competência cinco versa única e exclusivamente sobre o último parágrafo. É a capacidade, a habilidade que o aluno tem que demonstrar para interferir num problema que ele sabe que está ali e que ele sabe discutir. Ele tem que propor e nessa proposta tem que dizer quem é o agente da proposta, qual é a proposta, como ela vai ser viabilizada e com que finalidade", afirma João Filho. De acordo com ele, o estudante deve lançar pelo menos duas propostas exequíveis, possíveis de ser realizadas. "Aqui, você tem que dar a ideia de que está terminando. Começar o parágrafo sempre com portanto, diante disso, pelo que foi discutido, cabe a fulano fazer isso, pra que se chegue a isso. Esses são os 200 pontos mais fáceis dos mil". 

Ceará volta a registrar chuva acima dos 100 milímetros após quase 4 meses. Até agora, a Funceme já contabilizou precipitações em 38 cidades cearenses. Em Ipaumirim, na macrorregião do Cariri, o acúmulo foi acima de 102 mm

Em Juazeiro do Norte, no Cariri, a chuva foi de 50 milímetros. Choveu em pelo menos 38 municípios cearenses, entre as 7h de ontem e as 7h de hoje.


esta terça-feira (03), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior chuva caiu em Ipaumirim, na macrorregião do Cariri, onde foram acumulados 102,2 milímetros. Desde o dia 7 de julho, quando 119 cidades tiveram precipitações, o Ceará não registrava chuvas acima de 50 milímetros.  

As chuvas atingiram sete das oito macrorregiões monitoradas pela Funceme. A exceção foi o Litoral do Pecém. Além de Ipaumirim, choveu com destaque em Barro (81,2 mm), Lavras da Mangabeira (80,9 mm), Umari (74 mm) e Aurora (60 mm).  

Média histórica : mês de novembro, que antecede o período da pré-estação chuvosa no Ceará, a média histórica é de 5,8 milímetros, acima do mês de outubro, que tem um normal observado de 3,9 milímetros. As regiões em que mais chove em novembro são: Cariri (22,5 mm), Ibiapaba (7,3 mm) e Sertão Central e Inhamuns (5,4 mm).  

Ontem (02), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido um alerta de “Perigo” de chuvas intensas em 46 municípios do Ceará. Neste caso, há chances de chuvas entre 30 e 60 milímetros/hora ou entre 50 a 100 milímetros/dia, além de ventos entre 60 e 100 km/hora.  

O Inmet alertou ainda para “Perigo Potencial” de chuvas intensas em 31 municípios do Estado, quando pode haver chuvas de 20 e 30 mm/hora ou até 50 mm/dia, além de ventos que variam entre 40 a 60 km/hora. O aviso é válido até as 11h desta terça-feira (03).  

Maiores volumes pluviométricos no Ceará*:  

Ipaumirim (Posto: Ipaumirim) : 102.2 mm

Barro (Posto: Monte Alegre) : 81.0 mm  

Lavras Da Mangabeira (Posto: Sitio Tranqueira) : 80.9 mm  

Umari (Posto: Umari) : 74.0 mm  

Aurora (Posto: Santa Vitoria ) : 60.0 mm  

Juazeiro Do Norte (Posto: Vila São Gonçalo) : 50.0 mm  

*Entre 7h de segunda-feira e 7h de terça-feira.

A Rede Bandeirantes e o apresentador José Luiz Datena terão de pagar R$ 109,3 mil de indenização por conta de uma reportagem que relacionava o nome de uma padaria de São Paulo ao tráfico de drogas. ... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/rogerio-gentile/2020/11/03/

Veiculada em maio de 2012 no programa "Brasil Urgente", a reportagem "Sanduba da maconha: traficante usava carro de padaria para vender droga" relatava que um funcionário da panificadora havia sido preso em flagrante por tráfico.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/rogerio-gentile/2020/11/03/.
A reportagem mostrou o nome e o telefone da empresa, que não tinha responsabilidade pelo crime, embora a investigação apontasse que o seu veículo tenha sido utilizado pelo traficante na distribuição da droga. Em tom jocoso, Datena perguntava ao repórter: "a maconha tava no dog, véio?". "Nunca vi pão de queijo feito de maconha, vai ter mineiro doidão até o ano 3000", disse o apresentador. "Quem vai desconfiar de uma 'vanzinha' de pão de queijo que tenha uma tonelada de maconha para distribuir". Na ação, o empresário Tiago Braga da Silva afirma que a notícia foi veiculada de forma distorcida e que por conta disso perdeu clientes e 30% do seu faturamento. Datena e a Band alegaram n... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/rogerio-gentile/2020/11/03/

Auxílio emergencial: repasse ao Ceará 17 superam perda de massa salarial. 22 estados que tiveram perda de massa salarial tiveram reposição de recursos pelo auxílio emergencial.

Escrito por , 

Legenda: Número elevado de pessoas já cadastradas em programas sociais antes da pandemia e contingente significativo de informais são fatores que explicam a compensação sete vezes maior em recursos
Foto: Thiago Gadelha

O auxílio emergencial tem sido uma das principais ferramentas de combate aos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus para as famílias brasileiras. O objetivo é preservar parte do poder de compra, mas em alguns casos os recursos repassados superam as perdas. O Ceará recebeu cerca de R$ 6 bilhões do benefício no primeiro semestre, valor quase sete vezes maior que a retração da massa salarial do Estado no período (R$ 900 milhões).

A discrepância foi apontada em estudo elaborado pelo economista e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Ecio Costa, e pelo também economista e pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marcelo Freire. A partir dos dados da Pnad Covid do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a redução no rendimento das famílias, os economistas traçaram um comparativo com a distribuição de repasses do auxílio.