•“Currículos são densos, muitas vezes ilegíveis e ignoráveis”, disse Shon Burton, CEO da plataforma de recrutamento HiringSolved
O
que você faz no Facebook pode te ajudar mais na busca por um emprego do
que o que você escreve no seu currículo. É o que diz Shon Burton,
fundador e CEO da plataforma de recrutamento HiringSolved, segundo
informações publicadas pelo site Business Insider.
Burton diz que procura três tipos de perfis em mídias
sociais que podem revelar informações importantes sobre um candidato:
detalhes do contato, localização e interesses. Ele acha que o quadro
completo oferecido pelas mídias sociais é muito melhor no
dimensionamento de um candidato do que a tradicional combinação de
currículo e carta de apresentação.
“Currículos são densos, muitas vezes ilegíveis e
ignoráveis”, disse Burton. “Facebook, LinkedIn e Twitter, sim, mas
também Youtube, Instagram, Tumblr, Pinterest, Spotify e outros. Esses
são os lugares que você vê interesses reais do candidato no trabalho,
bem como as suas habilidades”.
Burton divide as informações que encontra nas redes
sociais em três categorias. A primeira inclui mídias sociais como
Twitter, Facebook e LinkedIn, onde o recrutador pode se comunicar com
potenciais funcionários.
Em seguida, Burton destaca os rastreadores de posição,
como Yelp e Foursquare. Estes sites ajudam os empregadores a localizar
onde o candidato vive, por onde viajou e onde passa o seu tempo.
Por fim, Burton destaca as informações sobre o que o
candidato conhece e o que tem interesse em aprender, a partir de dados
em mídias sociais como LinkedIn, Facebook, Quora e GitHub.
