
Apenas os idosos que já estão cadastrados serão imunizados
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou a lista de idosos acima de 75 anos que estão agendados para receber a vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (3), no sistema de drive-thru do Shopping Iguatemi. A vacinação no shopping segue de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, com capacidade para imunizar mais de 330 pacientes por dia. No Centro de Eventos, onde são esperados imunizar 500 idosos por dia, a Secretaria Municipal de Saúde não divulgou a lista.
Os idosos que podem ser vacinados no centro comercial são aqueles que já estão cadastrados no site Vacine Já pela Prefeitura de Fortaleza.
O acesso à imunização ao local ocorre pela entrada localizada na Avenida Sebastião de Abreu. Não é necessário entrar no estacionamento do equipamento — há um acesso montado para o recebimento dos idosos.
Imunização no Centro de Eventos
O drive-thru localizado no Centro de Eventos do Ceará estima vacinar 500 idosos acima de 75 anos e 3 mil profissionais de saúde nesta quarta-feira (3). A informação foi repassada pelo coordenador da Célula de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Erlemus Soares.
Entretanto, os dois grupos alvos da campanha de vacinação no local possuem portões de acesso diferentes: a entrada para os idosos previamente agendados será pela Rua Firmino Rocha Aguiar; já para os profissionais de saúde o acesso é pelo lado oeste, portão B.
Ao chegar ao equipamento, o público-alvo passará por triagem, registro da dose, entrega do cartão de vacinação e a aplicação do imunobiológico. Doze equipes de enfermagem estão no local.
"As pessoas estão sendo separadas por hora e por prioridade, porque como a gente tem idosos acima de 90 anos, a prioridade são eles para depois ir para os de 85 anos", explica o coordenador.
O prazo para imunizar os cerca 8 mil idosos cadastrados na modalidade drive-thru é de até 10 dias. Somente após esse intervalo, é que novos cadastros serão abertos.
"Nesse momento, o cadastramento para drive-thru está fechado. A gente só deve abrir quando concluir essa primeira fase que foi mais de 8 mil idosos cadastrados", pondera. No entanto, continua disponível o cadastro para vacinação domiciliar.
Ainda de acordo com Erlemus Soares, nessa terça-feira (2), "mais 300 idosos, profissionais de saúde foram mais de 1.500” conseguiram receber a primeira dose da vacina, o que ele considera como “balanço positivo”, apesar de considerar o número de doses ainda insuficiente.
“A gente deve, aproximadamente, imunizar cerca de 50% dos trabalhadores da saúde com a quantidade de doses que nós recebemos. Idosos são cerca de 30% nessa faixa de grupo prioritário”, pontua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS