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sábado, 26 de janeiro de 2019

SD - NOTÍCIAS POLICIAIS DE SOBRAL DA ÚLTIMA HORA DIA A DIA 365 DIAS DE NOTÍCIAS DE INSTANTE A INSTANTE DESTAQUES EM SOBRAL


Na manhã deste domingo, dia 27, por volta das 11:30h, fugiram vários detentos da cadeia pública de Sobral.

Os presos aproveitaram o horário de visitas e fugiram.
Várias viaturas da PM estão realizando diligências na tentativa de recapturar os fugitivos.
A direção da unidade prisional ainda não divulgou quantos presos fugiram.
(Sobral 24 horas)



Ativo nas redes sociais, o prefeito de Sobral, Ivo Gome, resolveu entrar na onda do “Me Pergunte” no Instagram, essa função é bastante utilizada pelos usuários. Não demorou muito para o prefeito responder os seus seguidores com resposta hilárias e sensatas. 

O prefeito foi questionado sobre vários assuntos da cidade: trânsito, intervenções urbanas, atrações musicais com grandes bandas do país, valorização dos artistas locais e possibilidade de armar sua guarda municipal.  respondeu NÃO. Simples assim. 

Ivo Gomes, prometeu durante sua campanha em 2016, em realizar um plebiscito com a população sobralense para discutir a possibilidade da guarda armada. Mas, pelo visto o prefeito já tem posição definida a esse respeito. 

As guardas têm como atribuições, entre outras, zelar por equipamentos públicos, inibir infrações contra estes, atuar no trânsito e colaborar de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social.
(Blog do Célio Brito)

OBS. NA INGLATERRA NÃO HÁ POLICIAIS ARMADOS
 Saiba quais são os países onde os policiais não usam armas
Na Grã-Bretanha, na Irlanda, na Islândia, na Noruega, na Nova Zelândia os policiais patrulham desarmados.
"Seria impossível fazer nosso trabalho se não estivéssemos armados", disse à BBC o coronel Richie Johnson, do escritório do xerife de West Baton Rouge, na Louisiana (Estados Unidos).

"O público também espera que estejamos armados (...). Quando você responde a uma chamada te perguntam : 'onde está sua submetralhadora'?".

Mas não são todos os países do mundo em que os cidadãos esperam que a polícia chegue armada até os dentes.
Na Grã-Bretanha, na Irlanda, na Islândia, na Noruega, na Nova Zelândia e em uma série de nações insulares no Pacífico os policiais patrulham desarmados.

Apenas algumas unidades especiais usam armas de fogo - e apenas em determinadas situações.

E isso não faz com que os homicídios por arma de fogo se multipliquem, segundo estatísticas.

Porém, há quem não concorde com o método. Na Grã-Bretanha, sobretudo em Londres, a discussão sobre o uso de mais agentes armados está na ordem do dia.

Armas protegem?
O tema foi amplamente debatido na Grã-Bretanha em setembro de 2012, quando policiais femininas morreram em um tiroteio em Manchester, uma cidade ao noroeste da Inglaterra – que tem a segunda maior população do país.

As policiais Nicola Hughes e Fiona Bone respondiam a uma chamada de roubo e não portavam armas.

Diante disso, o cineasta Michael Winner – fundador do Police Memorial Trust, uma organização que ergue monumentos aos policiais britânicos mortos no cumprimento do dever – e Tony Rayner, ex-presidente da Federação Policial de Essex, pediram para que os policiais passassem a ser armados.

Mas apesar da perda dos agentes, o chefe de polícia da região metropolitana de Manchester, Peter Fahy, apoiou a política de policiais desarmados.

"Nós gostamos do estilo britânico", disse. "É triste, mas sabemos pela experiência dos Estados Unidos e de outros países onde os oficiais andam armados que isso não significa que eles não são mortos", disse.

Na Grã-Bretanha os policiais não andam totalmente desarmados. Eles usam cassetetes, spray de pimenta e algemas.

Mas se considerarem que isso não é suficiente, têm de pedir assistência de policiais com autorização para usar armas.

Estes recebem, desde 1991, um treinamento especial para poder usar o armamento e se organizam em unidades de resposta rápida.

De acordo com a última estatística do Ministério do Interior da Grã-Bretanha, em 31 de março de 2014 havia 5.875 policiais armados na Inglaterra e no País de Gales – 4% menos que no ano anterior e 15% menos que em 2009.

"Nos últimos seis anos tem havido uma tendência geral a uma baixa no número de oficiais de polícia com armas de fogo", segundo um documento divulgado pela pasta.

Opinião dos policiais
Segundo levantamentos, os próprios policiais preferem esta política.

Uma pesquisa realizada pela Federação de Polícia da Grã-Bretanha em um universo de 47.328 membros constatou que 82% não desejavam andar armados.

Ao mesmo tempo, quase a metade deles afirmou que já esteve em "grave perigo" nos últimos três anos.

"Uma vez fui ferido em uma agressão. Meu colega e eu tememos por nossas vidas (...). Mas não acredito que uma pistola teria nos ajudado naquela situação", disse à BBC em 2012 um policial que preferiu não se identificar.

"Para ser honesto, portar uma arma poderia provocar excesso de confiança em um oficial".

Mas também há pesquisas de organizações independentes que sugerem que o desejo da população em geral poderia ser outro.

Em 2007, o centro de pesquisa britânico Policy Exchange determinou que 72% de 2.156 adultos entrevistados queriam ver mais policiais armados.
Seja como for, até agora as autoridades têm preferido não alterar uma medida que caracteriza a polícia britânica há 186 anos.

"Grande parte do que consideramos normal no trabalho policial foi estabelecido no começo do século 19", disse à BBC Peter Waddington, professor de Política Social da Universidade de Wolverhampton, da Grã-Bretanha.

"Quando (em 1829, o ministro do Interior) Robert Peel formou a Polícia Metropolitana havia muito medo dos militares", afirmou.

"Os cidadãos temiam que a nova força fosse repressiva".

Segundo Waddington, eles eram chamados de bobbies, referência ao diminutivo de Robert Peel, Bob, e se vestiam de azul "em um esforço para distingui-los do Exército".

O uniforme da infantaria era vermelho.

Mas os especialistas apontam outro argumento para não armar a polícia: o econômico.

Equipar todo o pessoal e oferecer treinamento seria proibitivo em tempos de cortes.


Na Irlanda, os policiais também não andam armados, exceto se fizerem parte de alguma unidade especial – como da força contraterrorista ou de equipes táticas.

Além disso, segundo a GunPolicy.org, uma página de internet que recolhe informações sobre uso de armas, a maioria dos policiais não recebeu treinamento do poder público para usar armas de fogo.

De acordo com o site, entre 20% e 25% dos agentes metropolitanos, conhecidos localmente como os Guardiães da Paz (An Garda Síochána, em irlandês) foram treinados.

Esses fatos influenciam outras estatísticas.
Morte de policiais mulheres em 2012 fez a Grã-Bretanha debater o uso de armas por policiais
Mortos pela polícia
De acordo com o relatório Uniform Crime Report, do FBI, em 2013 a polícia dos Estados Unidos cometeu 461 "homicídios justificáveis".

A polícia da Grã Bretanha não cometeu nenhum no período. Porém, em 2005, o assassinato equivocado do brasileiro Jean Charles de Menezes por policiais britânicos em uma estação de metrô repercutiu mundialmente.

Ele foi confundido com um suspeito de terrorismo e morto a tiros. Hoje, sua morte é considerada um símbolo da luta de ONGs de direitos humanos que cobram mais responsabilidade da polícia britânica em ações envolvendo o uso de agentes armados.

Leia também: Índio de região afetada por lama em Mariana hoje vive em praça no RJ

Recentemente, a Islândia reportou a primeira morte de um suspeito por policias na história moderna do país.

Um cidadão chamou a polícia para avisar que havia escutado disparos em um apartamento no subúrbio da capital Reykjavik.

Ao chegar ao local, os agentes encontraram um homem de 50 anos, armado. Os policiais tentaram lidar com ele usando gás lacrimogênio, mas dispararam para matar quando ele reagiu.

Em um gesto pouco comum em outros países, o comissário da Polícia Nacional, Haraldur Johannessen, descreveu o ocorrido como "um incidente sem precedentes" e imediatamente pediu perdão para a família do morto.

A Noruega é o quarto país europeu cujos policiais não portam armas. Porém, eles podem mantê-las no porta-luvas do carro durante patrulhamento.

No entanto, essa prática foi bastante discutida quando, em 2011, Anders Behring Breivik, de 32 anos, disparou indiscriminadamente e matou 77 pessoas em Utoya, ua ilha próxima à capital Oslo.

Proteção ilusória
Na Nova Zelândia também houve um debate considerável, em 2010, quando agentes morreram no cumprimento do dever.

"A experiência internacional demonstra que tornar as armas de fogo mais acessíveis aumenta certos riscos que são muito difíceis de controlar", disse o então chefe de polícia Peter Marshall.

Dessa forma, a polícia da Nova Zelândia segue desarmada.

A lista dos países onde a polícia normal não porta armas se completa com outras nove ilhas do Pacífico: Tonga, Samoa, Tuvalu, Vanuatu, Kiribati, Niue, Fiji e as Ilhas Cook.

"Não tenho dúvidas de que portar pistolas comprometeria a capacidade de oficiais para fazer seu trabalho no dia a dia, porque quando você leva uma arma, sua principal preocupação é cuidar da arma", escreveu um comissário no blog da Polícia da Nova Zelândia.

"Se isso fosse compensado com um aumento claro e demonstrável da proteção pessoal, então seria um preço a pagar. Mas a proteção que oferece uma arma de fogo é mais ilusória que real'.

No Brasil, policiais militares, civis e até guardas municipais de algumas cidades portam armas.

Em 2014, 3009 pessoas foram mortas por policiais, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pela organização Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No mesmo período, 398 policiais foram assassinados.


BANDIDOS REALIZAM ARRASTÃO NO SÍTIO SÃO FRANCISCO - JORDÃO

Bandidos armados botam terror e fazem arrastão no distrito de Jordão, em Sobral. A polícia registrou na noite desta quinta-feira, dia 24, um arrastão no sítio São Francisco. As informações dão conta que quatro criminosos em duas motos, armados com revólveres colocaram terror na comunidade. Os assaltantes roubaram vários celulares, som e Tv's.

Com informações do portal O Sobralense

SN NOTÍCIAS - DESTAQUES NO CEARÁ

Secretário avisa que as visitas nos presídios só voltarão quando os ataques acabarem
Albuquerque disse também que vai prender bandidos: "Denunciem que eu vou buscar".
Todas as visitas aos presos do Sistema Penitenciário cearense estão suspensas até que os criminosos cessem os ataques nas ruas. A ordem partiu do secretário da Administração Penitenciária do Estado, Luís Mauro Albuquerque. Para ele, a medida é disciplinadora e já está valendo. Ele fez um apelo à população para que colabore dando informações acerca dos autores dos atentados. “Denunciem que a gente vai lá e vai buscar, vou prender para que a população não fique refém da bandidagem”.

Em tom incisivo, Albuquerque deu seu recado aos bandidos e à população numa entrevista exclusiva, na manhã desta sexta-feira, ao jornal Diário do Nordeste. Ao ser indagado sobre a visita dos presos ele não deixou barato: “Só voltam se eles (os bandidos) terminarem com esses ataques”, avisou.

O secretário ressaltou ter acabado com as “regalias” de presos nas cadeias públicas e presídios do Ceará. “Com as mudanças, foram tiradas todas essas regalias, tipo, televisão, rádio, celular e eletricidade das celas, mas não estamos deixando eles (os presos) no escuro. A iluminação existe”, aliviou.

Albuquerque conta que as medidas que ele e sua equipe estão colocando em prática tem por objetivo reorganizar o Sistema Penitenciário cearense. “Nesse sistema,. O Estado tem o controle total”. Uma das medidas de Albuquerque foi mandar retirar todas as tomadas existentes nas celas. “É para evitar que eles recarreguem a bateria dos celulares, quando estes entram nas celas”

O novo gestor do Sistema Penitenciário desmentiu a boataria de que estaria prestes a entregar o cargo ao governador Camilo Santana (PT), e disse que quer contar com a população para ter sucesso na sua administração. “Nosso apoio maior está na população”. (Via Cearanews7)

Concurso PM e Perícia: Ceará 2019

Uma terceira seleção, para a Polícia Civil, é esperado para este ano.
O Ceará deverá ter um novo concurso para a Polícia Militar neste ano. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também está com um certame em planejamento para ser lançado em 2019. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana na manhã desta sexta-feira (25).

Os dois exames se juntam ao anunciado anteriormente para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), cujo edital era esperado para 2018, mas ainda não foi publicado. 

"Já tinha anunciado no ano passado um novo concurso da Polícia Civil. Este ano deverei anunciar um novo concurso para a Políca Militar e também para a Pefoce", ressaltou Camilo durante entrevista coletiva durante a entrega de 156 novos veículos para a PM.

Detalhes quanto ao número de vagas para o concurso da PM e da Pefoce não foram revelados, assim como quando o edital dos dois certames deve ser divulgado. 

Já o exame para a Polícia Civil prevê o preenchimento de 1.496 vagas para delegado, escrivão e inspetor. Contudo, a distribução das oportunidades pelos cargos não foi anunciada. 

O concurso da PCCE ainda está sem banca organizadora, mas o Governo do Estado prevê que ele ocorra até o final deste ano.

Fonte: Diário do Nordeste

Bolsonaro passa por cirurgia para retirada da bolsa de colostomia nesta segunda (28)


O presidente Jair Bolsonaro viaja neste domingo (27) para São Paulo, onde passará por uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia, na segunda-feira (28).

Um grupo de reduzido de assessores, além do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Heleno, e de familiares do presidente, o acompanharão na viagem.

Segundo o porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros, Jair Bolsonaro ficará em repouso absoluto por 48 horas após a cirurgia, marcada para as primeiras horas da manhã de segunda-feira (28). Nesse período, o general Hamilton Mourão ocupará, interinamente, a presidência do país.
O presidente Jair Bolsonaro deve permanecer cerca de 10 dias em São Paulo.

Com informações da Agência Brasil
publicação.

GOVERNO FEDERAL DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 23 MUNICÍPIOS

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), informou, na quinta-feira (24) que publicou no Diário Oficial da União (DOU) o reconhecimento federal de situação de emergência em 23 municípios dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Segundo a pasta, com a medida os entes já podem solicitar ajuda emergencial e recursos da União.
Segundo a portaria, a situação de emergência abrange sete cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas fortes chuvas que causaram danos físicos e econômicos na região. São elas: Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul (chuvas intensas); Dom Pedrito e São Francisco de Assis (enxurradas); Gentil (Granizo); e Uruguaiana (Vendaval).
Na tarde de quinta (23), o ministro do MDR, Gustavo Canuto, anunciou o repasse de R$ 4,5 milhões para 18 cidades gaúchas que decretaram situação de emergência em função de danos causados por chuvas intensas no estado. Cada município receberá cerca de R$ 250 mil.
Na Bahia, os municípios atingidos pelas chuvas intensas foram Ilhéus, Jequié e Jucuruçu. O município de Mucuri atingido por erosão costeira e o de Remanso que sofre com a estiagem.
O longo período de estiagem também atinge a população de quatro municípios mineiros: Carbonita, Januária, Juramento e Matias Cardoso. O mesmo fenômeno acontece na cidade cearense de Itatira e nos municípios de Amparo de São Francisco (SE) e Tobias Barreto (SE).
A capital do Amazonas, Manaus foi enquadrada em outro tipo de desastres naturais, por um incêndios. O município paulista de Tejupá foi enquadrado por colapso de edificações.
De acordo com o ministério, para receber auxílio da Defesa Civil Nacional, estados e municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública. O reconhecimento federal permite o acesso das cidades afetadas por desastres naturais.
(Agência Brasil)

Postado por Sobral de Prima às 12:30

CONCURSO DE CARTÓRIO NO CEARÁ - DATAS E HORÁRIOS DAS PROVAS ORAIS POR MEIO DE SORTEIO



A Comissão Organizadora do Concurso Público para Cartórios (notariais e registrais) do Estado, realizou, nessa quinta-feira (24/01), audiência pública para sortear os dias e horários para as provas orais. À frente dos trabalhos, está o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, que preside a Comissão.
Para os candidatos que tiveram a inscrição definitiva deferida, as avaliações ocorrerão entre os dias 10 a 15 de fevereiro desse ano, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses), responsável por realizar o Concurso, divulgará no site da instituição a lista dos nomes dos candidatos e dos horários das provas. O resultado também será publicado no Diário da Justiça dessa quinta-feira (24/01).
Ao todo, 507 candidatos estão aptos à prova oral, última fase do Certame. São 228 vagas, sendo 152 para serem preenchidas por meio de provimento e 76 por remoção; além da disposição de 10% das vagas para pessoas com deficiência.
Participaram da audiência pública, os juízes Joriza Magalhães Pinheiro, Flávio Vinicius Bastos Sousa e Fernando Teles de Paula Lima; o representante do Ministério Público, procurador Antônio Iran Coelho Filho; o representante dos Notários do Estado do Ceará, Samuel Vilar de Alencar Araripe; e o representante da OAB-CE, Fábio Hiluy Moreira.

APRECE NOVA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2019-2020 É ELEITA E EMPOSSADA

Conheça, abaixo, os novos dirigentes da Aprece:
Biênio 2019-2020
Diretoria Executiva
Presidente: Franscisco Nilson Alves Diniz (Cedro)
Vice-Presidente: Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula (São Benedito)
Secretário- Geral: Maria Irisneile Gadelha Sousa Costa (Alto Santo)
1° Secretário: Josevan Leite de Oliveira (Maurití)
Tesoureiro Geral: Francisco de Castro Menezes Junior (Chorozinho)
1° Tesoureir: Osvaldo Honório Lemos Neto (Reriutaba)
Presidente de Honra: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (Fortaleza)
Conselho Fiscal
Titular: Aline Cavalcante Vieira (Boa Viagem)
Titular: Ecildo Evangelista Filho (Mombaça)
Titular: José Webston Nogueira Pinheiro (Solonópole)
Suplente: Carlos Frederico Citó Cesar Rêgo (Tauá)
Suplente: Luiz Claudenilton Pinheiro (Dep. Irapuan Pinheiro)
Suplente: Carlos Sergio Rufino Moreira (Ipu)
Conselho Deliberativo
Região 01: José Firmo Camurça Neto (Maracanaú)
Região 02: Felipe Carlos Uchoa Sales Ribeiro (Umirim)
Região 03: Carlos Alberto Rocha Bruno (Morrinhos)
Região 04: Amanda Arruda Menezes (Granja)
Região 05: José Jaydson Saraiva de Aguiar (Tianguá)
Região 06: Alex Henrique Alves de Melo (Pacujá)
Região 07: Francisco Cordeiro Moreira (General Sampaio)
Região 08: Roberlandia Ferreira Castelo Branco (Guaramiranga)
Região 09: Valdemar Araújo da Silva Filho (Pindoretama)
Região 10: Raimundo Weber de Araújo (Russas)
Região 11: Joacy Alves dos Santos Junior (Jaguaribara)
Região 12: Marcondes de Holanda Jucá (Choró)
Região 13: Carlisson Emerson Araújo da Assunção (Poranga)
Região 14: Bismarck Barros Bezerra (Piquet Carneiro)
Região 15: José Barreto Couto Neto (Quiterianópolis)
Região 16: Simão Pedro Alves Pequeno (Orós)
Região 17: José Geraldo dos Santos (Ipaumirim)
Região 18: Francisco Dariomar Rodrigues Soares (Altaneira)
Região 19: João Gregorio Neto (Granjeiro)
Região 20: Francisco Agabio Sampaio Gondim (Penaforte)

O evento – que contou com representações do Governo do Estado do Ceará, da Assembleia Legislativa e de diversos órgãos parceiros – foi aberto pelo então presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, que falou sobre as principais ações da entidade nos últimos anos. Após sua fala de boas-vindas, ele ressaltou a relevância do trabalho da Aprece para o desenvolvimento municipal e a importância da união de todos os gestores municipais em torno de uma entidade forte e atuante. Gadyel aproveitou para enaltecer e agradecer a estreita parceria do Governo do Estado com a Aprece, colocando-se sempre aberto ao diálogo e realizando ações e articulações conjuntas.

Durante a Assembleia, o diretor de Relações Institucionais da Aprece, Expedito José do Nascimento, fez uma apresentação sobre as principais ações realizadas pela entidade nos dois últimos anos. Na oportunidade, ele destacou o foco dado pela última gestão da Aprece para a área da capacitação, com a oficialização e o efetivo funcionamento da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece e das Redes Técnicas da entidade. Enumerou e apresentou, com dados e números, os resultados positivos das ações implantadas pela Aprece, a exemplo da grande economia gerada aos municípios filiados pelo Diário Oficial Eletrônico administrado pela entidade, e dos serviços prestados pela equipe técnica da associação nas mais diversas áreas. Além disso, ressaltou as conquistas municipalistas nacionais encabeçadas pela Aprece, por sua articulação nesses dois anos com a presidência do Senado Federal e por sua força na Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O processo eleitoral transcorreu conduzido por comissão presidida pela prefeita de Aratuba, Maria Auxiliadora Batista. Aclamados por unanimidades, os membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade para o biênio 2019/2020 foram imediatamente empossados. Em sua fala após a posse, o novo presidente da Aprece, Nilson Diniz, agradeceu o apoio e a confiança dos prefeitos e prefeitas cearenses que confiaram na sua pessoa para a presidência da Aprece, bem como todos os colegas de chapa que ao seu lado certamente trabalharão com afinco em favor do municipalismo e dos municípios cearenses. O novo presidente da Aprece salientou a importância da parceria entre o Estado e os municípios, a exemplo do que houve na Educação, afirmando que esse tipo de ação tem excelentes resultados e torna o Ceará pioneiro e exemplo nacional. “Vamos sugerir ao Governo algum tipo de trabalho conjunto voltado para estimular o esforço fiscal dos municípios. É preciso ajudar os municípios a ter equilíbrio financeiro, não só como um programa de Governo, mas sim de Estado. Confiamos na possibilidade de trabalho conjunto com o governador Camilo Santana”, adiantou Nilson Diniz.

Polícia Militar bate record de armas apreendidas no município de Sobral em 2018.

Policia Militar - Uniseg Sobral Ontem às 14:02 · 
Foram 243 armas de fogo retiradas de circulação.

Polícia Militar combatendo o crime e protegendo o cidadão.

PREFEITURA DE SOBRAL E EDITORA OPET AMPLIAM PARCERIA

Na quinta-feira (24), o prefeito Ivo Gomes, o secretário da Educação, Herbert Lima, e a superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski, assinaram um termo que celebra a ampliação da parceria educacional entre o município e a instituição. Desde 2018, em um projeto-piloto, a editora oferece materiais didáticos e formações pedagógicas para professores e crianças da etapa inicial da Educação Infantil do município. Ao todo, são atendidas 730 crianças, que utilizam a “Coleção Primeira Infância”, material finalista do Prêmio Jabuti.

Em 2019, além dos materiais didáticos, serão implantadas também formações pedagógicas para professores do 2º ano do Ensino Fundamental. O trabalho será desenvolvido a partir da “Coleção Caminhos e Vivências”, que é adotada com sucesso por diversas redes municipais do país. Com a ampliação da parceria, mais 2.500 estudantes serão beneficiados.

Em Sobral, o projeto-piloto da Educação Infantil utiliza os materiais da “Coleção Primeira Infância”, que apresenta um olhar especial para a primeira etapa da educação. Além de reforçar os laços entre as famílias e as instituições educativas, os livros trazem propostas de vivências e proporcionam o registro das experiências vividas pelas crianças na instituição educacional, de forma a construir um portfólio com textos, imagens e músicas que criam um ambiente rico em experiências e brincadeiras. Para os educadores, oferece materiais que os levam à reflexão sobre o trabalho pedagógico com crianças bem pequenas, oferecendo práticas voltadas para a criança com a participação da família.

No caso dos professores e estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, serão adotados os livros da “Coleção Caminhos e Vivências”, composta por livros didáticos e de apoio que contemplam os componentes curriculares obrigatórios para esta etapa da educação: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte. As propostas de ensino permitem o trabalho interdisciplinar, preservam a especificidade de cada componente curricular e observam os elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

CÂMARAS MUNICIPAIS DO ESTADO TCE CEARÁ E UVC PROMOVEM ENCONTRO COM PRESIDENTES



O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio da sua Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), em parceria com a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), vai promover o “I Encontro Técnico para Presidentes de Câmaras Municipais do Ceará”.
O evento acontecerá no próximo dia 31 de janeiro (quinta-feira), das 8h30 às 12h30, no auditório do Edifício 5 de Outubro (rua Sena Madureira, nº 1047 – Centro).
A iniciativa tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre temas relevantes para uma gestão transparente, eficiente e eficaz, no âmbito do poder legislativo municipal, além de proporcionar a troca de experiências exitosas.
As inscrições estão abertas até a véspera do encontro (30), através do Sistema de Gestão Educacional (Siged), no portal da Escola de Contas: www.ipc.tce.ce.gov.br Para mais informações, entre em contato por meio eletrônico ipc@tce.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3488.1150 / 3488.4855.

PREFEITURA DE SOBRAL INAUGURA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO DISTRITO DE BONFIM DIA 29 DE JANEIRO



O prefeito Ivo Gomes entrega para a população do distrito do Bonfim, no dia 29 de janeiro, às 19h, a Escola Professora Elda Cavalcante Lima, no distrito de Bonfim. Essa é a sexta Escola da Rede Municipal de Ensino, que atenderá a 116 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em tempo integral.
A Escola Professora Elda Cavalcante conta com 6 salas de aula; biblioteca; laboratórios de Matemática, Física, Biologia, Química e Informática; sala de vídeo; cantina; refeitório; pátio coberto; quadra poliesportiva coberta; anfiteatro, sala de professores, sala da coordenação, diretoria, entre outros, totalizando mais de 3.428 m² de área construída. Foram investidos mais de R$ 4,5 milhões na construção do Colégio do distrito do Bonfim, em recursos do Governo Federal (R$ 3,13 milhões) e do Tesouro Municipal (R$ 1,37 milhões).
Nas escolas de tempo integral, os estudantes têm carga horária ampliada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de disciplinas diferenciadas como Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Introdução à Pesquisa, Formação Humana e Práticas Experimentais nos laboratórios. 
MAIS INFRAESTRUTURA
Já foram inaugurada e entregues para a população de Sobral da sede e distritos as Escola Edgar Linhares, no Residencial Nova Caiçara e Escolas de Tempo Integral nos bairros Monsenhor Aloísio e Cohab III e nos distritos de Aracatiaçu e Caracará. Estão em construção mais 7 Colégios de Tempo Integral nos distritos de Jaibaras, Jordão, Rafael Arruda, Aprazível, Patriarca, Taperuaba e Patos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

posse da nova diretoria da Subsecção Sobral para o triênio 2019-2021


A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Raphael Viana, Ysmenia Pontes, Alexandre Pinto Moreira e Cláudia Moraes Pinto, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

Na última segunda-feira (21), os diretores Márcio Vitor de Albuquerque e Fernando Martins, prerrogativas e da jovem advocacia respectivamente, marcaram presença na solenidade de posse da nova diretoria da Subsecção Sobral para o triênio 2019-2021. A cerimônia foi realizada no Auditório Plutão, do Centro de Convenções de Sobral.
O presidente reeleito, Rafael Pereira Ponte, destacou sua motivação frente à subsecção. “Tenho certeza que nesse segundo mandato, ao lado de todos os diretores empossados, faremos um trabalho ainda mais consistente”, afirma.
A diretoria será composta ainda pelo vice-presidente Raphael Gomes Viana; pela secretária-geral, Bruna Silva Frota; pela secretária-geral adjunta, Adriana Vieira do Vale; e o tesoureiro, Francisco Ranulfo Magalhães Rodrigues Júnior.
O diretor de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor Albuquerque, desejou boa sorte aos novos diretores e enfatizou o papel da Ordem com as subsecções. “O momento é importante para a OAB Ceará enfatizar o seu papel na integração com as subsecções, principalmente no que tange à defesa das prerrogativas dos advogados.  Sem esquecer da importância da inserção do jovem advogado no mercado de trabalho. Acredito que a gestão do presidente reeleito será de muitas vitórias”, ressalta.

Câmara Mirim de Sobral

MESA DIRETORA
PRESIDENTE:LUIZ GABRIEL SOUSA MARTINS
1º VICE-PRESIDENTE GUSTAVO SOUSA MARQUES










VEREADORES
















































PREFEITURA DE FORQUILHA PEDE EM CAMPANHA QUE POPULAÇÃO AJUDE A MANTER A CIDADE LIMPA

SN - PLATAFORMA SIMPLIFICADA - EMISSÃO DE ALVARÁS E LICENÇAS PARA EMPRESAS



O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, apresenta, nesta terça-feira (22/01), no auditório da Prefeitura, a Plataforma "Simplifica Sobral", que vai reduzir o tempo para emissão de licenças e alvarás de funcionamento para empresas.
Com a implantação do Portal será possível a emissão de diversos tipos de documentos, como alvará de funcionamento, alvará de construção, licenças sanitárias e ambientais. Sobral será o primeiro município do interior do Estado a contar com essa tecnologia. A nova ferramenta vai possibilitar ao contribuinte, de forma facilitada, a emissão dessas licenças de maneira online e simplificada.

Atualmente, as consultas são feitas de maneira física, onde os empresários precisam ir em todos os órgãos para obtenção de suas licenças. Para emissão de alvarás, o prazo médio atual é de 64 dias. Com a nova Plataforma, a expectativa é que a Prefeitura possa emitir os alvarás e as demais licenças num prazo de 5 a 10 dias úteis, resultando em um ganho considerável para as empresas e prestadores de serviços.

De acordo com Laílson Sousa, gerente do setor de Alvará de Funcionamento da Prefeitura e responsável pela implantação da Plataforma, todo o serviço será disponibilizado à população em três fases de lançamento. Na primeira, que entrará em funcionamento no dia 28 de janeiro, serão lançados 5 serviços: consulta de viabilidade locacional online, alvará de funcionamento simplificado, licença sanitária simplificada, isenção da licença sanitária e isenção de licenciamento ambiental. Esta primeira fase será direcionada às empresas de menor porte e de baixo risco.

RESIDENCIAL NOVA CAIÇARA - inauguração da Escola Professor Edgar Linhares Lima - Sobral - CE



A inauguração da Escola Professor Edgar Linhares Lima está localizada no Residencial Nova Caiçara, e atenderá 540 alunos. Esta é primeira escola vertical construída em Sobral, com três pavimentos, e é considerada uma das mais modernas e equipadas escolas públicas do Brasil.O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, ao lado do secretário da Educação, Herbert Lima, e do secretário de Obras, David Bastos, entregaram mais uma escola de tempo integral para população sobralense. 
Convidados:

Senador Cid Gomes, vice governadora Izola Cela, deputado federal Leônidas Cristino, vice prefeita Cristiane Coelho, presidente da Câmara Municipal, Carlos do Calisto, além de lideranças politicas e comunitárias daas várias regiões do municípios de Sobral.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Eleições de 2018 - Fundo Eleitoral. 34 dos 35 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebram recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC)

Aprovado em 2017 pelo Congresso Nacional, foi a primeira vez que o Fundo foi utilizado em uma eleição no país. Apenas o partido Novo não participou da partilha dos valores, por uma decisão interna da legenda.
O montante total, no valor de R$ 1.716.209.431,00, foi disponibilizado pelo Tesouro Nacional ao TSE em 1º de junho de 2018. O Tribunal repassou os valores às legendas, respeitando as regras de distribuição estabelecidas pela Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).
Com direito há pouco mais R$ 230 milhões, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é a sigla que recebeu a maior parte do Fundo. O Partido dos Trabalhadores (PT) ficou em segundo, com R$ 212,2 milhões; e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em terceiro, com R$ 185,8 milhões.

Também acima da casa dos cem milhões estão o Progressistas (PP), com R$ 131 milhões; o Partido Socialista Brasileiro (PSB), com R$ 118,7 milhões; o Partido da República (PR), com R$ 113,1 milhões; além do Partido Social Democrático (PSD), com R$ 112 milhões. De acordo com a legislação, os recursos não utilizados pelas agremiações para os fins previstos na legislação têm que ser devolvidos ao Tesouro Nacional.
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Em Sobral chove desde as 14:00 horas

sábado, 12 de janeiro de 2019

MAIS MÉDICOS

85% das vagas não preenchidas no Mais Médicos ficam no Norte e Nordeste

Estadao.com.br - Há 16 horas
Metade das vagas em que não houve interesse fica no AM e no PA; agricultor quer médico para filha asmática

FIES

Mais de 500 mil estudantes estão devendo Fies.
10 bilhões, serão cobrados na justiça..
pergunto:
- O PT te deu mesmo o que?

Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Sobral


A Câmara Municipal de Sobral, em Sessão Extraordinária, realizada no dia 15 de janeiro de 2019, elegeu os Componentes das Comissões Permanentes da Câmara Municipal, para o biênio 2019 - 2020.

Segue anexo. Composição