PRÉ-ESTAÇÃO 08/01/2015
Previsão da Funceme para a manhã de hoje é de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado. Encontro de Profetas da Chuva começa amanhã em Quixadá
A chuva chegou a 57 municípios do Ceará entre as 7h de terça e as 7 horas de ontem. Maranguape foi a cidade com maior índice pluviométrico no período, com 50 milímetros. Fortaleza registrou 16,8 mm (posto Pici). Outros municípios da Região Metropolitana (RMF), como Maracanaú (49 mm), Caucaia (48 mm) e Itaitinga (38 mm), também registraram precipitações no período. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em Fortaleza, a precipitação durante o dia de ontem (de 7h às 16 horas) foi de 11,4 mm.
A previsão da Funceme para a manhã de hoje é de céu com nebulosidade variável e chuvas isoladas em todas as regiões do Estado. Já para o período da tarde e da noite, chuvas isoladas podem ocorrer na região Centro-Sul. Nas demais regiões, o céu deve ficar parcialmente nublado. Amanhã, todas as regiões do Estado devem ficar com o céu entre parcialmente nublado e claro.
No último sábado, 3, Fortaleza registrou 164,5 mm de chuva e centenas de ocorrência como consequência. Um dos pontos que registrou deslizamento e desabamento foi o Morro Santa Terezinha. Por causa dos impactos da chuva, a Cruz Vermelha realiza campanha para coletar doações para centenas de pessoas que perderam seus pertences - como móveis e roupas em Fortaleza (ver Serviço). Além de objetos de higiene pessoal, artigos de cozinha, comida e roupa, a entidade também pede a doação de água.
Previsões das chuvasAté o fim deste mês, a Funceme divulgará o prognóstico de chuva para os meses de fevereiro, março e abril, apontando assim se 2015 continuará com seca.
Já os profetas da chuva farão suas previsões neste fim de semana, no encontro que começa amanhã e segue até domingo, 11, em Quixadá. O evento é tradição anual e reúne homens e mulheres que utilizam a observação da natureza e rituais como instrumentos para a indicação de como será a quadra chuvosa de cada ano no Ceará.
Na manhã do próximo sábado, 30 profetas e profetisas farão a exposição de suas previsões, além de explanar o método usado para a indicação da quadra chuvosa deste ano aos participantes do encontro.
O quê: roupas, alimentos, artigos de higiene, água
Onde: Sede da Cruz Vermelha (rua Dr. José Lourenço, 3280 - Dionísio Torres)
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17 horas.
As 10 maiores chuvas do dia
Os municípios que registram maiores chuvas no período de 7h da terça às 7 horas da quarta:
Maranguape: 50 mm
Maracanaú : 49 mm
Caucaia: 48 mm
Itaitinga: 38 mm
Acopiara: 35 mm
Iguatu: 32 mm
Orós: 28 mm
Acopiara: 27 mm
Caucaia: 24 mm
Potiretama: 22 mm
Açudes
Atualmente, dos 126 açudes monitorados no Ceará somente um está com volume superior a 90%, o Gavião, com 94%.
125 açudes apresentam volume inferior a 30%.
Entre os maiores açudes do Ceará, a situação dos reservatórios é:
Castanhão: 25,48%
Orós: 48,22%
Banabuiú: 4,1%
Araras: 9,49%
Figueiredo: 2,44%
Abastecimento
Com três anos seguidos de chuvas abaixo da média no Ceará, o abastecimento de diversos municípios tem sido alvo de preocupação dos moradores, produtores e gestores públicos.
Em reunião do Comitê Integrado da Seca do Ceará na última segunda, 5, foi informado que 39 cidades recebem ações para garantir o abastecimento por mais este ano, como adutoras de rápida montagem, poços, carros-pipa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS