Insumos Básicos 2014/03/30 Especialistas defendem o Desenvolvimento dos Setores de Água e Energia e apontam o Caminho de par o Estado
Naturalmente Dotado de boas Correntes de Ventos, o Ceará possui, na Geração de Energia Eólica, o Maior potencial de Expansão de para a Próxima Década
Foto: Divulgação
"Em 14 Anos, conseguimos chegar à Produção de 2,5 GW com energia eolica. Pará OS proximos dez, levando los consideração OS parques Eólicos Opaco devem serviços instalados, PODEMOS quadruplicar ESSA Produção, chegando a 10 GW", contabiliza.
According to a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualmente, o Ceará possui 30 parques Eólicos los Operação, ALÉM de OUTROS 25 em construção, e Mais 32 Opaco tiveram uma instalaçao Autorizada. "ESSE É O Maior Crescimento de Energia Que o Ceará PODE ter, e desen acarretar Investimentos da Ordem de R $ 20,5 Bilhões", acrescenta o consultor.
OUTRAS Fontes Energéticas TAMBEM PODEM SER consideradas não Cenário Futuro, Como um Térmica ea solar, apesar de Terem Menor representatividade na Produção. No Caso da Energia solar, Segundo Mamede, Por ter alto Custo de Produção (a Geração de 1MW PODE Custar R $ 5 milhões), DEVE apresentar Crescimento Mais lento. "Com a usina de Tauá, Que E uma Única no Brasil, produzimos cerca de 1 MW. Otimistas Em Projeções MUITO, poderemos atingir 100MW OS".
Ja a gera Energia Térmica, atualmente, cerca de 1,7 GW, a Partir das usinas instaladas los Maracanaú e não Pecém, according to Mamede. Em Dez Anos, ESSE Nummer PODE ganhar hum Incremento de 2,0 GW Mais.
Modernização
Um potencial Exploração Desse, entretanto, Depende de Tres Fatores cruciais, na Visão fazer consultor. "O Mais Importante E a necessidade de hum Sistema de Transmissão com capacity parágrafo Distribuir Toda ESSA Energia Que Sera Gerada nenhuma Ceará, fazer contrario Tudo ISSO estara perdido", Alerta. A ausencia de Mais pontos de Conexão na Malha Elétrica impossibilita uma LigAção Entre parques Eólicos um hum clien razoavel ea Distribuição Da OUTROS ESTADOS Energia parágrafos.
OUTROS Os Dois Fatores, Segundo Mamede, São uma Legislação sobre a Implantação dos parques, Que Torna Muito rigida uma Análise dos Projetos, Gerência eA fazer Ministério Público NAS questões Ambientais. "Causa de Isso a paralisação de muitos Projetos e Acaba afugentando Investidores, o Porque CADA Vez Que a Implantação de hum parque E parada, gera prejuízo hum Muito grande".
Distribuição hídrica
Tão Importante Quanto a Energia, Água representação hum quesito essencial par o Desenvolvimento, especialmente no Caso do Ceará, that ma Histórico de déficit hídrico. A situacao da Indústria paulista, Que Comeca a se Programar Para a Redução do Fornecimento de Água, Deixa OS Setores Produtivos cearenses los Alerta. "Vamos Localidade: Não Entrar los Colapso, mas also Localidade: Não ESTAMOS los situacao de Conforto", Avalia o presidente fazer Grupo BSPAr e que atual Vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart.
Em janeiro dEste Ano, OS 63 Reservatórios monitorados Pelo Departamento Nacional de Obras Contra Secas como (Dnocs) estavam com apenas 31% de SUA capacity de armazenamento. "O Baixo do Nível Traz, AINDA, o Problema da Qualidade da Água", acrescenta Studart.
O Pleno funcionamento do Eixão das Águas, Cujo Trecho V FOI inaugurado recentemente com a Visita da presidente Dilma Roussef, é, na Visão fazer o vice-presidente da Fiec, uma Solução definitiva de para o Problema da estiagem nenhum Ceará. "Do Ponto de vista industrial, Nao TEMOS AINDA polos Opaco USEM Água los regime alto. N.os proximos ANOS, teremos uma siderúrgica, mas when chegar ESSE momento, o Eixão Vai Estar um vapor todo".
Infraestrutura
" Levando los consideração OS parques Eólicos Opaco devem serviços instalados, PODEMOS quadruplicar a Produção " João Mamede Filho consultor los Energi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS