Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de abril de 2014

CONHEÇA A NOVELA DAS GAIOLAS EM SOBRAL

Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014


FALTA CORAGEM PARA RETIRADA DAS GAIOLAS DO AÇUDE JAIBARAS?

O debate sobre a retirada das gaiolas do Açude Jaibaras, Distrito de Sobral, é corriqueiro, mas falta atitude efetiva. Enquanto não retiram o que hoje mais prejudica o Açude, ninguém sabe que força tão grande é essa dos empresários que exploram o mesmo, e prejudicam a qualidade da água que abastece Sobral. Falta coragem?

Câmara Municipal de Sobral, através do Vereador Gilmar Bastos(PSB), aparteado pelos Vereadores Carlos do Calisto e Paulão, fizeram sérias denuncias contra a empresa que detém cerca de 400 gaiolas de criadouro de peixes dentro do Açudes Aires de Sousa, no distrito de Jaibaras, na cidade de Sobral.
A JAIBARAS
Segundo o Vereador Paulão(PSD) a empresa que explora o serviço dentro do açude do Jaibaras estaria usando um tipo de ração para peixe sem o devido controle de garantia, que vem ensacada e guardada dentro do depósito na sede do DNOCS que fica no referido distrito.
Além das “gaiolas desse empresa, ainda temos as “gaiolas” da  Associação dos Moradores de Jaibaras, que participam do Projeto Caminhão do Peixe, que vende nos bairros e distritos, os peixes pescados no Açude do Jaibaras á  preços bem menores. Tomamos conhecimento que a Empresa que detém a maioria das Gaoilas, é de Fortaleza, não gerou um emprego sequer no distrito de Jaibaras e leva todo o peixe para fora de Sobral, sem deixar qualquer LUCRO prá cidade.
Outra preocupação é com a qualidade da água do Açude Jaibaras, que abastece  Sobral e várias cidade do baixo Acaraú. Vale ressaltar que toda água fornecida pelo SAAE de Sobral provém de Estações de Tratamentos de Água (ETA) que fazem a devida purificação da água que consumimos na nossa casa. Fonte: Sobral Agora.
CONTINUA A NOVELA DA GAIOLAS EM SOBRAL

OS VEREADORES QUE DEFENDEM A RETIRADA DAS GAIOLAS E OS QUE SÃO FAVORÁVEIS A PERMANÊNCIA DAS GAIOLAS

Escrito por Administrator   
Ter, 28 de Maio de 2013 09:52
Escrito por Administrator   
Ter, 28 de Maio de 2013 09:52
Os vereadores de Sobral querem mudar a política de gerenciamento do açude Ayres de Souza (Jaibaras). Eles querem que sejam retiradas do espelho d’água do açude as gaiolas de criatório de peixe tilápia. O assunto foi bastante debatido na sessão de segunda-feira, durante pronunciamento do vereador Gilmar Bastos, que demonstrou preocupação com a situação em que se encontra o reservatório, com suas águas bastante contaminadas. “A gente precisa diminuir o número de gaiolas e temos que começar retirando de um empresário de Fortaleza, que utiliza mais de 400 gaiolas e não gera empregos para região”, disse Gilmar Bastos.
A denúncia se tornou mais evidente, quando Carlos do Calisto, levantou a informação de que a ração colocada para alimentar os peixes do empresário não tem selo de garantia e que é armazenado dentro de um galpão de Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), responsável pelo gerenciamento do reservatório. “Os pequenos produtores, têm a preocupação de colocar ração com selo de garantia, mas o empresário não. A ração é transportada em sacos sem nenhuma identificação”, disse Carlos do Calisto.
O  vereador Vicente de Paulo (Paulão) adiantou que há vários meses vem trabalhando na tentativa de identificar quais os prejuízos, que essas gaiolas trazem para a população jaibarense. Paulão também assegurou que existe filmagem denunciando a ração lançada no açude pelo empresário em questão que é guardada dentro do Dnocs. Os vereadores agora vão lutar para que todas as gaiolas sejam retiradas e que um trabalho de despoluição do açude seja iniciado para que a população sobralense não sofra com um futuro colapso de abastecimento d’água. Colaboração Wilson Gomes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS