Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de junho de 2015

PALÁCIO DE CIÊNCIAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DE SOBRAL

Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral

sobral
Endereço: Rua Cel Rangel Nº 55 - Centro - Sobral - CE / CEP: 62.010.030.
O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral foi uma estrutura criada pela prefeitura municipal de Sobral, para capacitar os jovens carentes com diversos cursos, entre eles, informática e Línguas Estrangeiras(Inglês e Espanhol).
Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral foi destaque na TV Escola
Reportagem aponta o Centro de Línguas como um dos centros de referência nacional no ensino da Língua Espanhola na Educação Básica. 
O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral foi destaque no programa “Salto para o Futuro” da TV Escola, exibido no dia 19 de maio, com o tema “Direitos à aprendizagem da Língua Espanhola na Educação Básica”. O programa mostrou como está acontecendo o ensino e a aprendizagem da Língua Espanhola na educação básica brasileira.

A edição mostrou o curso de Língua Espanhola do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral como um dos centros de referência nacional no ensino da Língua Espanhola na Educação Básica.


Fundado há 14 anos, o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, possui atualmente 2.485 alunos, sendo 1.510 (línguas); 450 (Informática) e 525 (Ciências). De acordo com a professora de Língua Espanhola do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, Lourdes Pereira, há 14 anos o Palácio de Línguas vem trabalhando para cada vez mais estruturar e aperfeiçoar suas atividades para ser um ambiente de aprendizagem e geração de oportunidades para os alunos da Rede Pública. 
Alunos de escolas pública de Sobral representam o Brasil em conferência de Harvard
Quatro alunos do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral participam, de 12 a 15 de março, da Conferência HACIA Democracy XXI, que este ano acontece na cidade de Cancún, no México. O evento promovido pela Universidade de Harvard simula as reuniões da Organização dos Estados Americanos (OEA), onde os maiores desafios das Américas são debatidos.

A delegação, composta por Artur Henrique da Silva Paula, Francisco Carlos Martins de Vasconcelos, Milena Araújo de Sousa, Douglas Frota de Lima Silva e Ítalo Souza  Na noite de 28 de janeiro de 2000, um audacioso projeto em favor da modernização e incremento do ensino público de Sobral passou a ser implementado com a inauguração do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras. 

        Escola suplementar mantida pelo município em parceria com a sociedade civil atende, prioritariamente, os alunos da rede pública de Sobral através de cursos sistemáticos de Inglês e Espanhol, bem como de Informática, Física, Química e Biologia, utilizando-se de salas de multimídia e sofisticados laboratórios para prática de experimentos científicos. 
        A instalação dessa escola no prédio do antigo Palace Club resgatou um patrimônio histórico-cultural da cidade, ao tempo em que possibilitou aos filhos dos trabalhadores um aprendizado de qualidade, nas áreas de línguas estrangeiras e ciências. 
        Mergulhando na história de Sobral, vamos nos deparar com a inauguração do Palace a 24 de julho de 1926. Clube recreativo em estilo neoclássico, situado na Praça Meruoca, atual Praça de Cuba, reunia àquela época o que a sociedade de Sobral tinha de mais seleto, num ambiente requintado, onde se cultivava a elegância e a nobreza. O Palace Club, como fora denominada a nova sede do Grêmio Recreativo Sobralense, recebeu nos seus salões os sobralenses privilegiados por tradição de família e opulência, durante 50 anos, para festas dançantes, recitais, shows e festivais. 
        Como escola acolhe cerca de 2.500 alunos que são instruídos em 5 salas destinadas ao ensino de Línguas Estrangeiras (4 de Inglês e 1 de Espanhol), 2 laboratórios de Informática, com 28 computadores ligados à Internet e em 3 laboratórios com equipamentos de última geração, para procedimento experimentais nas áreas de Física, Química e Biologia. Os cursos têm o apoio de uma sala onde se desenvolve a Biblioteca. Funciona nos três turnos, no regime de hora/aula, com exceção desses últimos laboratórios, que trabalham as experiências com os alunos, pela manhã e à tarde. 
        Durante estes nove anos muitas turmas já concluíram os cursos ofertados pelo Palácio. Alguns ex-alunos de Línguas Estrangeiras atuam como professores da escola. Outras lecionam em cursos de idiomas em escolas públicas e também particulares, em Sobral e em cidades vizinhas. Existem também aqueles que continuam aprimorando o seu inglês cursando Letras, na Universidade Vale do Acaraú – UVA. Segundo a professora universitária Geane Albuquerque – Mestre em Língua Estrangeira e ex-Coordenadora Pedagógica do Palácio “o curso de Letras da UVA tem o Palácio como grande aliado”. 
        Vale registrar que em janeiro deste ano, para alegria e estímulo de todos os que fazem o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, o aluno HEMISON DE SOUZA MAGALHÃES foi o representante do Ceará no programa Jovens Embaixadores Brasileiros nos Estados Unidos. Hemison se destacou em todos as fases de seleção até ser o escolhido do Ceará para representar o Brasil, junto com alunos selecionados dos outros estados. 
        O curso de Informática do Palácio têm um diferencial é um mixer de conhecimentos teóricos e práticos, visando à capacitação profissional e humana. Funciona em dois estágios: curso básico e avançado com a responsabilidade da criação e manutenção do site do Palácio, confecção do mural “Palace Digital”, onde são mostradas notícias e atualidades do mundo digital, bem como de dar suporte em software e hardware aos computadores do Palácio. 
        Quanto aos laboratórios de Química, Física e Biologia desenvolvem desde 2001 o Projeto Ciências com Experiências, tendo como público os alunos do 6º ano da rede municipal do ensino. O projeto desperta nos alunos o espírito científico atrelado à formação cidadã crítica em relação ao mundo e à realidade em que vivem. 
        Além do projeto receber os alunos para práticas científicas nos laboratórios, desenvolve algumas atividades paralelas que consolidam os seus objetivos: 
        - Cinemateca: exposição de vídeos com abordagem de assuntos a serem discutidos dentro da visão científica; 
        - Mostra científica: exposição dos trabalhos dos alunos realizados no primeiro semestre; 
        - Projeto de Reciclagem: em parceria com a Escola de Artes e Ofícios; 
        - FECILE: participação efetiva dos alunos com trabalhos científicos na Feira de Ciências, Informática e Línguas Estrangeiras; – Coordenador da Delegação Brasileira, recebeu homenagem da Prefeitura de Sobral nessa quarta-feira (11), antes do embarque.

O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral é única escola pública brasileira que irá enviar participantes para o HACIA Democracy. Na seleção para o evento os alunos fizeram redações em inglês e espanhol e entrevistas orais, além de preparação durante dois meses. Fundado há 15 anos, o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras é o maior curso de línguas estrangeiras do Ceará, com dois mil alunos de inglês e espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS