Ferramentava no Gmail que enviava GIF com Minion gerou constrangimentos
POR O GLOBO / atualizado 01/04/2016 8:43
RIO - A Google teve que cancelar uma brincadeira preparada para este 1 de abril, o Dia da Mentira, depois que a iniciativa gerou revolta. A empresa criou uma funcionalidade no Gmail chamada "mic drop" ao lado do botão de "enviar". Ao clicar na ferramenta, o usuário mandava um GIF de um Minion largando o microfone e saindo de cena. A ferramenta também causava uma interrupção do diálogo, bloqueando eventuais e-mails de respostas de quem recebia o GIF do Minion.
O gesto de largar o microfone e sair do palco é uma maneira enfática de terminar um número artístico, como se a pessoa estivesse deixando claro que "já dei meu recado e não há mais nada a dizer". Nas palavras da própria empresa: "Apenas responda a qualquer e-mail usando o botão de 'enviar + Mic Drop'. Todos vão entender sua mensagem, mas isso é a última coisa que você vai ouvir. Sim, mesmo se as pessoas tentarem responder, você não vai ver".
O problema é que, como a brincadeira fiicava do lado do botão de "enviar", muita gente mandou o GIF sem querer em e-mails sérios, de trabalho. Em pouco tempo, centenas de reclamações apareceram nos foruns de debate da Google de pessoas que passaram por constrangimento. Boa parte das mensagens dava conta de que as pessoas estavam até mesmo perdendo seus empregos por conta da piada.
"Sou escritor e tinha uma data a cumprir. Mandei os meus artigos à minha chefe e nunca mais soube nada dela. Sem querer, tinha enviado o e-mail com a opção Mic Drop. Houve correções que precisava de fazer aos meus artigos e não recebi as respostas dela", escreveu um usuário criticando.
Outra pessoa desabafou: "Eu acabei de enviar um e-mail à primeira pessoa que quis me entrevistar em meses. Cliquei no botão errado e enviar o 'mic drop'. Bem, acho que não vou conseguir esse emprego. Palavras não podem descrever como estou irritado. Estou tremendo. Um clik, um click e perdi meu emprego. Inferno! Não foi engraçado, Google. Vou chorar agora"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS