Com 210 mil habitantes, a pequena cidade cearense dominada pelo clã Ferreira Gomes, tem quase cinco vezes mais mortes que Teresina, a capital do Piauí, considerando a taxa para cada 100 mil habitantes.
Nesta quarta-feira 10, tanto Sobral quanto Teresina contabilizavam 150 mortes causadas pelo coronavírus. Sobral já chegou a 71 mortes por covil-19 para cada 100 mil habitantes, já na capital do Piauí que tem 900 mil habitantes, esse número cai para 16,6.
A falta de medicamento adequado nos postos de saúde do município de Sobral, e a ausência do tratamento precoce da doença podem ser os principais motivos para esse número alarmante de óbitos, já que nem o isolamento social decretado há 84 dias, nem o lookdown conseguiram frear a curva de contaminação nem as mortes.
Muitos estão se tratando por conta própria isolados em casa e reclamam que não tem remédio nem testes nos postos de saúde. Quem pode compra o coquetel de medicamentos que inclui a hidroxicloroquina e se trata logo ao perceberem os primeiros sintomas, já os mais pobres recorrem aos remédios caseiros e ficam a mercê da própria sorte.
Por Wellington Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS