A iniciativa foi lançada em fevereiro deste ano e voltada à alfabetização formal na pré-escola e no 1º e 2º ano.O programa está inserido na nova Política Nacional de Alfabetização (PNA) e evidenciou que os índices de alfabetização dos programas anteriores não levavam em conta as evidências científicas mais recentes sobre a aquisição da leitura e escrita."Nós não estamos alfabetizando, 50% dos alunos de escolas públicas brasileiras, no 3º ano fundamental, saem não alfabetizados. Há, sim, um problema sério que precisa ser endereçado", endossa Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV e mentora de 50 secretários municipais de educação.Volume alto e inesperado das adesões reflete que as secretaria de educação no Brasil abandonaram a polarização política e estão mais interessadas em adotar práticas baseadas em novas descobertas do campo cognitivo da leitura.Undime e Consed, que representam, respectivamente, secretários municipais e estaduais de educação, foram até convidados a compor um grupo de trabalho que normatiza as próximas ações do programa."Com isso, ganha o Brasil. Quem sabe já na próxima avaliação de alfabetização teremos resultados que reflitam a qualidade", avalia Cláudia Costin.No Twitter, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, comemorou a decisão:“Valeu a pena lutar? Sim! 70% dos Estados e 75% dos municípios já aderiram, voluntariamente, à nova técnica de alfabetização! “Especialistas” que parasitam o Brasil gritaram, me difamaram, porém perderam. A luz vence as trevas. Paulo Freire será enterrado e crianças serão salvas.”>Na prática, significa dizer que o Governo Federal vai atuar em quatro principais frentes para tentar aumentar os índices de alfabetização do país:Formação continuada a profissionais de educação;
2) Recursos pedagógicos, estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas para que docentes apliquem em sala;
3) Fornecer aos profissionais de educação um método de aferição de fluência de leitura oral de alunos;<0;">4) O governo prestigiará professores quando os alunos obtiverem bom desempenho em alfabetização.
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