Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Prova de Vida INSS 2022: Regras, Calendário e Como Fazer Online

Todos os anos, o INSS busca a realização do procedimento da Prova de Vida dos aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano afim de evitar fraudes e pagamentos indevidos. Para saber como funciona a Prova de Vida INSS 2022, acompanhe nosso artigo completo a seguir!

Muitos brasileiros que começaram a receber o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recentemente, ainda não sabem do que se trata a Prova de Vida que deve ser prestada nas agências bancárias todos os anos.

Sendo assim, essas pessoas acabam tendo seus benefícios bloqueados e uma grande dor de cabeça pela frente para resolver a situação e voltar a receber o que lhe é de direito.

Então se você por acaso é uma dessas pessoas, fique com a gente até o final e descubra tudo sobre a Prova de Vida INSS 2022!
Como funciona a Prova de Vida do INSS?

A Prova de Vida é uma forma desenvolvida pelo governo desde 2012 para evitar fraudes e proteger todos os beneficiários do INSS e pagadores de qualquer fraude.

Então a cada 12 meses, o beneficiário do INSS deve comparecer a sua agência bancária para apresentar uma prova de que está vivo e apto para continuar sendo um assegurado do órgão.

Esse procedimento é obrigatório e deve ser feito todos os anos sem exceção, nesse sentido, quem não realiza a Prova de Vida consequentemente terá o benefício do INSS bloqueado.
Quem precisa fazer a Prova de Vida do INSS?

Veja quais benefícios precisam realizar o procedimento para não terem os benefícios bloqueados pelo INSS:
Aposentados;
Pensionistas;
Além disso, pessoas que recebem benefícios assistenciais a um ano também são obrigadas.

Sendo assim, esses 3 beneficiários têm a obrigação de realizar a Prova de Vida a cada 12 meses e ajudar o INSS a evitar fraudes e pagamentos de benefícios indevidos.

Atenção: As pessoas que se encontram acamadas, hospitalizadas ou que sejam maiores de 80 anos com dificuldade de locomoção podem solicitar Prova de Vida domiciliar. O pedido de agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos em 2022. A prova de vida voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão. O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.

Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa por causa da pandemia de covid-19. O
procedimento foi retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS