Em 1870, a Câmara Municipal de Sobral, solicitou ao presidente da Província do Ceará, autorização para aplicar 1:000$000 (um conto de reis) na abertura de uma estrada de Sobral à Serra da Meruoca, passando pela Mata Fresca. Em 1915 foi realizado estudo de engenharia para reconstrução da ladeira no formato atual, em 1916 iniciadas as obras e, em 1919 chegava à Meruoca o 1º veiculo transportando o Bispo Dom José. O custo foi de 608:000$000 (seiscentos e oito contos de reis) e o percurso entre duas e três horas. Atualmente é entre 30 e 40 minutos.
Ganhou calçamento em pedra tosca entre 1959 a 1962 e asfalto em 1992. Em 2008 recebeu requalificação como alargamento de pontes, bueiros e curvas principais, recapeamento asfáltico diferenciado para região serrana, sinalização horizontal e vertical com material luminoso/fosforescente. Na malha rodoviária do estado recebeu o prefixo CE 440 e pela lei 14.167 de 15/07/08 a denominação oficial de Rodovia Mons. José Furtado Cavalcanti.
Tem um corredor ecológico arborizado com fruteiras, plantas nativas do bioma caatinga e originárias da mata atlântica e os túneis de bambus, reconhecidos como Patrimônio Natural pela Lei Municipal nº 1020 de 30/04/19.
Em 1919 foi iniciada a construção da estrada Massapê/Meruoca, que passou mais de 40 anos servindo apenas de trânsito dos comboieiros e pedestres. Na seca de 1958 foram abertas frentes de trabalho para o seu alargamento, passando ao trânsito de veículos, com extensão até o Anil. Em 1984 recebeu melhoramentos como pontes, bueiros e alargamentos e calçamento em pedra tosca. Em 2010 recebeu recapeamento asfáltico até Meruoca e em 2011 até o Anil, prefixo CE 240 e a denominação oficial de Rodovia José Euclides Ferreira Gomes.
Em 2015 foi iniciada a construção da CE Massapê/Meruoquinha, via Contendas/Cajueiro, concluído o calçamento em 2016. Há previsão de asfaltamento e a interligação também com asfalto, de Meruoquinha à CE 440 na Floresta. Foi iniciado o plantio de bambus nas laterais e taludes com a finalidade de conter e erosão das saias de aterros e formação de futuros túneis a exemplo da CE 440.
A CE 241 a partir da bifurcação no sitio São Braz, liga Meruoca a Alcântaras e Coreaú.
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