Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

dor no nervo ciático, médico explica


Saiba o que causa e como evitar a dor no nervo ciático, médico explica

Foto: Reprodução.

17/08/2023 - 15:11

Compartilhe

O nervo ciático é um dos pontos do corpo onde mais se tem relatos de dor. Ele também é o nervo mais longo e espesso do corpo humano: estende-se desde a região lombar, passa pelas nádegas e desce pelas pernas até os pés. Além disso, é formado por várias raízes nervosas que saem da coluna vertebral e se juntam para formar um único nervo, que se estende ao longo das pernas.

O que causa dor no ciático?

Segundo o médico ortopedista do Hospital Icaraí e Hospital e Clínica de São Gonçalo (HCSG), Dr. João Henrique Ali Timo, a dor intensa associada ao ciático geralmente é causada por uma condição chamada “ciatalgia”. Ela ocorre quando o nervo é comprimido, irritado ou inflamado. Existem várias razões pelas quais o nervo ciático pode ser suscetível a causar dor intensa:

  • Hérnia de disco: Uma das principais causas de dor ciática é a hérnia de disco. Quando um disco intervertebral se rompe ou se desloca, ele pode pressionar o nervo ciático, resultando em dor ao longo do trajeto do nervo.
  • Estenose espinhal: O estreitamento do canal vertebral, conhecido como estenose espinhal, pode comprimir o nervo ciático à medida que ele sai da coluna vertebral. A condição causa dor e desconforto.
  • Síndrome do Piriforme: O músculo piriforme localizado nas nádegas pode apertar ou irritar o nervo ciático, causando dor irradiada ao longo do nervo.
  • Lesões e traumas: Lesões na região lombar, como quedas ou acidentes automobilísticos, podem afetar o nervo ciático, resultando em dor.
  • Gravidez: O aumento do peso e a pressão sobre os nervos da região pélvica durante a gravidez podem levar à dor ciática.

Sintomas que acompanham a dor

Conforme o especialista, alguns sinais estão associados à dor no nervo ciático. São eles:

FONTE: terrabrasilnoticias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS