Pesquisar este blog

domingo, 3 de setembro de 2023

SETEMBRO – MÊS DA BÍBLIA

A BÍBLIA, como se sabe, é o conjunto dos escritos ou livros sagrados do Cristianismo, contendo a palavra de Deus, embora sejam da lavra de autores humanos, os hagiógrafos ou autores sagrados. Por isso é cognominada de o “Livro Sagrado de Inspiração Divina”, pois todos os autores contaram com a inspiração do Espírito Santo para a confecção dos seus livros. O livro dos livros, daí o termo biblioteca.

O Espírito Santo pairou sobre os hagiógrafos inspirando-os a colocarem por escrito o conteúdo da Palavra de Deus, transmitida de inicio oralmente e consignada nas tradições e a escreverem “tudo aquilo e só aquilo que Ele queria” (Concilio Vaticano II – Dei Verbum 11).

A Bíblia foi escrita em três idiomas: aramaico e hebraico (AT) e grego (NT). No século IV São Jerônimo, doutor da Igreja e profundo conhecedor dos idiomas, a traduziu para o Latim, a língua oficial da Igreja Romana. A partir do CV II a “Dei Verbum” autorizou a tradução para a língua de cada nação. Atualmente está traduzida em mais de 670 idiomas atingindo cerca de 5,4 bilhões de pessoas em todo planeta.

O Antigo Testamento foi a antiga aliança feita entre Deus e seu povo por meio de Moisés, escrito até o ano 200 a.C. O Novo Testamento, escrito a partir da 2ª metade do século I, é a confirmação do antigo, por meio de Jesus.

Nota-se que muitas das citações no NT afirmam que “é para que se cumprisse o que predissera as sagradas escrituras através dos profetas”. Jesus Cristo completou e aperfeiçoou a revelação antiga, e o testemunho de sua morte e ressurreição abriu triunfalmente a era da graça, selando assim a Nova e Eterna Aliança. O NT admite a autoridade das escrituras do povo hebreu, manifestando a gradual e multiforme revelação de Deus à humanidade, por isso que se diz que a raiz do cristianismo encontra-se no AT e sempre se nutre dele em sua tríplice dimensão. A bíblia católica é composta por 73 livros, 46 do AT e 27 do NT; os protestantes não admitem alguns livros do AT e por isso sua bíblia só tem 68 livros.

O AT é subdivido em Pentateuco, históricos, sapienciais e proféticos. O NT em evangelhos, atos dos apóstolos, cartas epistolares e apocalipse.

O 30 de setembro é dia de São Jerônimo, por isso a dedicação do mês ao livro por ele traduzido. A CNBB definiu o mês da bíblia/2023 com o tema da carta aos Efésios 4,24 “ vestir-se da nova humanidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS