Foto: Passei Direto.
26/10/2023 - 15:03
Compartilhe
Aplicada no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação tem um peso relevante no desempenho final do estudante. Como o tema proposto só é conhecido no momento em que o candidato realiza a prova, as especulações são frequentes, principalmente nos dias que antecedem a realização do exame. Neste ano, as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro de 2023.
Para ajudar o candidato a se preparar, o Estadão ouviu professores e reuniu os principais temas sugeridos por eles. Questões climáticas, tecnologia e trabalho estão entre os possíveis temas da redação para este ano. Os educadores também orientam como o participante do Enem pode desenvolver um bom texto e alcançar a nota 1.000.
FONTE: terrabrasilnoticias.com
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A redação é corrigida por pelo menos dois corretores, de forma independente.
Cada corretor atribui uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.
Cada um desconhece a nota atribuída pelo outro. Se a discrepância das notas for superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor fará a correção. A nota final da redação é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam.
A aplicação do Enem 2023 seguirá o horário de Brasília:
- Abertura dos portões - 12 horas
- Fechamento dos portões - 13 horas
- Início das provas - 13h30
- Término das provas 1º dia - 19 horas
- Término das provas 2º dia - 18h30
Estadão
FONTE: terrabrasilnoticias.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS