Estudante de Sobral participa do Programa
Vinte e sete jovens senadores — um de cada estado e do Distrito Federal — participam da Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador, do Senado Federal. Uma delas é Maria Eduarda Sousa Rodrigues da Escola EEMTI Ayres de Sousa de Sobral.
Até a próxima sexta (9), os estudantes — todos do ensino médio de escolas públicas estaduais — vão vivenciar a rotina dos parlamentares, conhecerão a estrutura e o funcionamento do Senado e deverão propor sugestões que podem se transformar em projetos de lei. Os jovens também participarão de visitas guiadas, palestras, debates e simulações de atividades legislativas.
Ao final da Semana, as proposições apresentadas nas salas de comissões parlamentares são votadas em sessão plenária. Assim, por meio de ideias legislativas, os jovens senadores e senadoras têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, caso as sugestões de projetos sejam acatadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Conhecimento
O objetivo do Programa Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, além de proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado.
O encerramento da edição de 2024 do programa está marcado para as 9h da sexta-feira (9), no Plenário do Senado. Na sessão, os jovens senadores discutem e votam os projetos apresentados por eles ao longo da semana. Ao fim dos trabalhos, as proposições são publicadas no Diário do Senado Federal.
Com informações da Agência Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS