Por ordem do Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá realizou, nesta segunda-feira 9, a retotalização dos votos para os cargos proporcionais das eleições de 2022. A medida ocorre após a regra das chamadas sobras eleitorais...
Sonize Barbosa (PL);
Maria Goreth (PDT);
José Augusto Pupio (MDB);
Silvia Waiãpi (PL)..
As cadeiras serão assumidas por
André Abdon (PP),
Aline Gurgel (Republicanos),
Professora Marcivânia (PCdoB) e
Paulo Lemos (PSOL).
O resultado da retotalização será submetido à aprovação na sessão do TRE-AP desta terça-feira 10, quando também deve ocorrer...
Deputado federal Lázaro Botelho (PP) perde mandato para Tiago Dimas (Pode) após retotalização de votos no Tocantins
Retotalização ocorreu após determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendendo decisão do STF. Mudança ocorre devido novo entendimento sobre "sobras eleitorais"; entenda.
Nas eleições para as Assembleias e as Câmaras (deputados federais, estaduais, distritais e vereadores), a distribuição das vagas ocorre a partir do cálculo dos quocientes eleitoral e partidário – essa modalidade é conhecida como proporcional.
Em maio, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pediu ao Supremo que deixasse para aplicar o novo entendimento nas eleições de 2026. Segundo ele, retirar os mandatos “viola a estabilidade do ordenamento jurídico e abre precedente perigoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS