O Ministério da Educação (MEC) recomenda que os
A orientação está na nova Cartilha do Participante, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Essas citações se popularizaram nos últimos anos como uma estratégia de memorização de frases amplas, aplicáveis a qualquer tema. O Inep, no entanto, alerta que esse tipo de recurso compromete a credibilidade do texto e demonstra falta de domínio de conteúdo. A recomendação é que o estudante utilize um repertório autoral, com referências realmente relacionadas ao tema proposto.
Na competência 2 da redação do Enem, é avaliada justamente a capacidade de compreender o tema e desenvolver um texto dissertativo-argumentativo com repertório sociocultural adequado o que pode incluir livros, pensadores, músicas, filmes e séries. Quando bem aplicadas, essas referências elevam a nota do candidato.
A Cartilha do Participante, disponível no portal do Inep desde o início de outubro, também traz exemplos comentados de redações do Enem 2024 e orientações sobre a matriz de referência da prova. Os textos devem ter até 30 linhas e seguir o formato dissertativo-argumentativo. Cada redação é avaliada por dois corretores, e a nota final, que pode chegar a 1000 pontos, é a média das pontuações atribuídas.
Fonte: Portal Paraíso

Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS