O programa visa estimular o cultivo do açaí irrigado em Sobral, com foco na diversificação produtiva, na geração de renda e na criação de uma nova cadeia produtiva sustentável no município. Durante o lançamento, no Centro de Convenções, será distribuída uma cartilha com orientações práticas sobre o plantio do açaí.
De acordo com o secretário da Agricultura, Rodrigo Dias Silva, a expectativa é que o cultivo do açaí se torne uma alternativa econômica sólida para os produtores. “Após a estabilização da cultura, o rendimento líquido médio por produtor deve ser de R$ 20 mil mensais, tornando o açaí uma das culturas mais rentáveis do município” afirma.
O secretário destaca que o projeto utiliza mudas desenvolvidas pela Embrapa, das variedades BRS Pará e BRS Pai D’égua, conhecidas pela alta produtividade. “Essas plantas foram melhoradas geneticamente para produzir mais do que os açaizais nativos. E quando trazidas para Sobral, com nosso sol abundante e irrigação controlada, a produção ocorre o ano inteiro — diferente do Norte”, ressalta.
Fonte: Portal Paraíso

Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS