Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Câmara Municipal de Sobral, vota o Projeto de Decreto Legislativo nº 035/2025, de autoria da Mesa Diretora. A proposta autoriza o prefeito Oscar Rodrigues e a vice-prefeita Dra. Imaculada a se ausentar do município no período de dezembro de 2025 a dezembro de 2026.

365diasnoticia.blogspot.com





Nesta sexta-feira (26), às 11h, o plenário 5 de Julho,

O projeto tramita na Casa desde o dia 23 de dezembro e foi apreciado em votação única. O texto foi lido na última sessão extraordinária, realizada no dia 24, sob a condução da presidente em exercício, vereadora Francisca Ribeiro Azevedo Aguiar.

Na íntegra, a matéria permite que o prefeito e o vice se ausentem do município, do Estado ou do país em diferentes ocasiões ao longo de um ano, sem a necessidade de solicitar nova autorização legislativa a cada viagem. Mesmo assim, os afastamentos exigem comunicação prévia à Câmara com antecedência mínima de 24 horas, em razão da linha sucessória, podendo os gestores reassumir o cargo dentro do período autorizado.

O líder do governo na Câmara, vereador Quariguasi, explicou que, até o momento, apenas o prefeito tem viagem internacional prevista, embora o texto contemple tanto o prefeito quanto a vice-prefeita. Segundo ele, o projeto deu entrada na Casa na última terça-feira (23).

Questionado sobre a possibilidade de o presidente em exercício da Câmara assumir temporariamente o comando do Executivo, Quariguasi citou o artigo 63 da Lei Orgânica do Município, que trata da linha sucessória. De acordo com o dispositivo, só há necessidade de posse quando a ausência do prefeito e do vice ultrapassa dez dias.

“Pelas informações extraoficiais, a viagem do prefeito deve durar entre quatro e cinco dias. Por isso, não há necessidade de posse da presidência da Câmara”, afirmou o vereador.

Com a possível aprovação do projeto, o prefeito de Sobral já tem viagem prevista para o sábado (27). O destino, no entanto, não foi confirmado. Ainda segundo informações apuradas, Oscar Rodrigues passará as festas de fim de ano fora da cidade, que em 2025 não contará com festa pública de Réveillon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS