Pesquisar este blog

sábado, 15 de março de 2014

População confia mais no jornal impresso

PLANTÃO POLICIAL - ESTÁ ACONTECENDO - AS FRIAS DO SN - PREVISÃO DO TEMPO - CLIMA - HORA - A MENSAGEM DO DIA
SQUISA 14/03/2014
Pesquisa aponta que 53% confia sempre ou muitas vezes nas notícias dos jornais impressos. Maior índice entre as mídias. 18.312 pessoas foram consultadas
Página do O POVO, com anúncio do caderno dominical DOM: notícia e publicidade no impresso têm mais credibilidade



A população confia mais nos jornais impressos, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia, encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) ao Ibope. Das pessoas consultadas em todo o País, 53% disseram confiar sempre ou muitas vezes nas notícias veiculadas nos impressos. No Ceará, o percentual é de 46%. Ambos os índices superam os alcançados por outras mídias.

“A pesquisa mostra claramente que o jornal impresso chancela a veracidade da informação e isso passa confiança e credibilidade às pessoas”, diz Arlen Medina Néri, diretor geral de conteúdo do Grupo de Comunicação O POVO. “E o hábito de confiar no jornal não é à toa, pois você não partilha a sua vida com quem não confia. O resultado reforça em nós, jornalistas, o compromisso de continuar fazendo investimentos, porque isso não é barato”.

Segundo o estudo, um quarto da população adulta do País lê jornal. “O jornal impresso sempre foi uma mídia para um público mais qualificado tanto no Brasil como em qualquer parte do mundo. É preciso registrar que a parcela que tem o hábito cotidiano são os formadores de opinião”, disse ao O POVO Ricardo Pedreira, diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Além disso, Pedreira ressalta que os conteúdos consumidos ou reproduzidos pela internet, em grande parte, têm origem nos jornais impressos.

De acordo com o levantamento, 24% dos brasileiros leem jornal pelo menos um dia por semana. Os assuntos de maior interesse do leitor brasileiro são: notícias locais (33%), esportes (25%) e notícias do Brasil (21%), notícias policiais e os cadernos de conteúdos relacionados a celebridades, fofocas e novelas ficaram com 16%, cada. O tempo médio diário dedicado à leitura dos impressos é de 1h05min

No Ceará, quem lê jornal todo dia, dedica em média 55 minutos à atividade. Os assuntos mais lidos são: “celebridades e fofocas” e esportes, com 21%, cada um. Seguido pelos cadernos de notícias da cidade (20%), notícias do Brasil (17%), notícias policiais (15%), e política com 14%. Nesse quesito os entrevistados poderiam escolher duas opções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS