Veja a lista de medicamentos gratuitos pelo SUS
O Ministério da Saúde desenvolveu o Programa de Medicamentos Excepcionais. A ação consiste em oferecer de graça remédios de alto custo ou uso continuado, denominados medicamentos excepcionais. O ministério banca o remédio (ou custeia uma parte, sendo que a outra fica por conta do governo estadual). Assim, o paciente não precisa gastar para adquirir o medicamento.
Para quem serve?
Pessoas que sofrem de diversas doenças consideradas raras ou crônicas, como insuficiência renal crônica, hepatite viral B e C, osteoporose, problemas de crescimento, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, mal de Gaucher e imunossupressores para pacientes transplantados, entre outras. Só estarão habilitados ao cadastramento, pacientes que estão fazendo tratamento em Unidades de Saúde Públicas do Estado ou conveniadas com o SUS.
Passo a passo
A página da Secretaria de Saúde do Estado fornece a relação de medicamentos considerados excepcionais. A lista é definida por uma portaria do Ministério da Saúde. Para saber qual doença o remédio combate
FALTA MEDICAMENTOS NOS CENTROS DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM SOBRAL

Paciente garante estar “secando as canelas” de tanto ir à Farmácia de Medicamentos Especiais de Sobral. Há 2 meses busca “sem sucesso” os medicamentos EVITA e GABABENTINA. “Só com telefone já gastei quase o valor que gastaria nas famácias tradicionais. E temo acontecer o mesmo que no ano passado, quando fiquei esperando oito meses pelo remédio”, diz a paciente paciente.
Como a senhora M.E.C.F que precisa da gababetina, outros pacientes também reclamam a falta de medicamentos, de uso contínuo, para doenças do coração, colesterol, diabetes, pressão alta, etc. Duvi-d-o-do se faltar remédio na FME e nos PSF’s quando as eleições estiverem bem mais próximas. Confira! E não se iluda “trocando” seu voto por esse tipo de “benefício”. Atender a população a tempo é dever do governo.(Coluna do Artemisio da Costa / Correio da Semana )
**************************************************************************
HISTÓRICO DE FALTA DE MEDICAMENTO JÁ VEM ANOS PASSADOS
VEJA A MATÉRIA DE 30/08/2012
Se não bastasse o caos na administração pública, eis que a Prefeitura Municipal de Sobral ainda não conseguiu suprir a necessidade da população quanto ao fornecimento de medicamentos necessários para a vida humana.
Nos postos de saúde a falta de remédio é sentida há tempos e, muito embora os profissionais da área façam o possível, não há como salvaguardar a saúde dos cidadãos sobralenses.
O blog Sobral de Prime fez a seguinte denúncia:
Nos postos de saúde a falta de remédio é sentida há tempos e, muito embora os profissionais da área façam o possível, não há como salvaguardar a saúde dos cidadãos sobralenses.
O blog Sobral de Prime fez a seguinte denúncia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS