Você sabia? O primeiro Procurador-Geral da República do Brasil era natural de Sobral
Pouca gente sabe, mas o primeiro Procurador-Geral da República do Brasil foi um sobralense: José Júlio de Albuquerque Barros. Nascido em 11 de maio de 1841, ele construiu uma trajetória de destaque na política e no Judiciário nacional, tornando-se uma das figuras mais importantes do país no período de transição entre o Império e a República.
Formado em Direito pela Faculdade do Recife e doutor pela Faculdade de São Paulo, José Júlio exerceu diversas funções públicas ao longo da vida, como promotor, diretor da Instrução Pública do Ceará, secretário de governo e deputado da Assembleia-Geral Legislativa. Também foi presidente das províncias do Ceará e do Rio Grande do Sul, acumulando experiência na administração pública.
Com a Proclamação da República, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em 1890 e, pouco depois, assumiu como o primeiro Procurador-Geral da República do Brasil, cargo que exerceu até sua morte, em 1893. Reconhecido por sua atuação, recebeu do imperador Dom Pedro II o título de Barão de Sobral, reforçando seu legado histórico para a cidade e para o país.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS